POLÍTICA
UPB se reúne com ministros por apoio no enfrentamento à seca
Comitiva se encontrou com Waldez Góes e Paulo Teixeira
Por Redação

Uma comitiva de prefeitos baianos, liderada pelo presidente da União dos Municípios Baianos (UPB), Wilson Cardoso (PSB), se reuniu em Brasília com os ministros Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional, e Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, para tratar sobre medidas de apoio no enfrentamento à seca.
Atualmente, 92 cidades baianas estão em situação de emergência por conta da estiagem. Para amenizar o cenário, estão previstas ações como distribuição de água por meio de carro-pipa, limpeza de barreiros e aguadas, perfuração e instalação de poços artesianos e doação de cestas básicas.
As reuniões ocorreram na quarta-feira, 23, e na quinta, 24. Prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso pregou a urgência nas ações para evitar perdas maiores.
“Temos municípios em situação crítica. Conseguimos postergar algumas ações e realocar recursos para evitar a perda de rebanhos, mas só conseguimos segurar por mais 30, 35 dias. Viemos em busca de apoio imediato e encontramos aqui a escuta e a sensibilidade dos ministros. Nossa expectativa é sair com soluções práticas e rápidas para quem mais precisa”, pontuou o presidente da UPB.
Leia Também:
Já Waldez Góes ressaltou a atuação do governo federal para garantir a execução das ações de enfrentamento à seca.
“O Governo Federal está adotando uma série de medidas com vários ministérios envolvidos, focando nas questões emergenciais como o acesso à água e a segurança alimentar", afirmou o ministro, que continuou.
“É fundamental que os municípios decretem emergência em tempo hábil, para garantir o acesso aos recursos. Também é importante o entendimento com os órgãos de controle, que devem compreender a complexidade do momento. Ninguém vai ficar para trás”, reforçou.
Paulo Teixeira seguiu a mesma linha, determinando o alinhamento de soluções entre o MDA e a UPB. A bancada baiana do Senado, formada por Jaques Wagner (PT), Angelo Coronel (PSD) e Otto Alencar (PSD), também apresentou demandas ao ministro.
PEC 66/2023
A UPB também discutiu em Brasília a dívida previdenciária dos municípios, que tem culminado no bloqueio de repasse de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Durante o encontro, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), reforçou que vai dar celeridade na tramitação da Proposta de Emendar Constitucional (PEC) 66/2023.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes