MP recomenda anulação de contratações em Bom Jesus da Lapa e Paratinga | A TARDE
Atarde > Portal Municípios > Home

MP recomenda anulação de contratações em Bom Jesus da Lapa e Paratinga

Medida é para contratações temporárias que não atendam aos requisitos estabelecidos pelo STF

Publicado sexta-feira, 21 de outubro de 2022 às 11:52 h | Autor: Da Redação
Em Bom Jesus da Lapa, 1.761 contratados eram temporários, em contraposição aos 1.638 servidores efetivos
Em Bom Jesus da Lapa, 1.761 contratados eram temporários, em contraposição aos 1.638 servidores efetivos -

O Ministério Público estadual recomendou às Prefeituras de Bom Jesus da Lapa e Paratinga, bem como ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Paratinga que não admitam e anulem, em até 90 dias, as contratações temporárias que não atendam aos requisitos estabelecidos pelo Supremo Tribunal Federal. 

De acordo com o promotor de Justiça Paulo Victor Zavarize, autor das recomendações, expedidas nos dias 16 e 12 de outubro, os contratos em Paratinga foram firmados sem prévia autorização legislativa e alguns servidores ocupam cargos públicos desde 2009, o que demonstraria que o contrato não possui caráter temporário. Em Bom Jesus da Lapa, 1.761 contratados eram temporários, em contraposição aos 1.638 servidores efetivos.

A recomendação indica também que as Prefeituras devem realizar, no prazo de 90 dias, um levantamento para identificar a quantidade de cargos públicos vagos e a eventual necessidade de preenchê-los mediante concurso, além da criação de novos cargos não contemplados na atual estrutura administrativa e a extinção de cargos existentes. Caso seja identificada a necessidade de provimento de cargos vagos já existentes, as prefeituras deverão tomar as providências para realizar concursos públicos, com a posse dos aprovados em até 180 dias. 

Publicações relacionadas