SALVADOR
Campanha promove coleta de pilhas usadas em Salvador nesta quarta
Projeto é promovido pelo Ministério Público da Bahia junto a Prefeitura de Salvador
Por Redação

Na semana em que se celebra o Dia Mundial da Reciclagem, o Ministério Público da Bahia inicia, em parceria com a Prefeitura de Salvador e a empresa Green Eletron, campanha de mobilização para conscientizar a população sobre o descarte correto de pilhas e baterias usadas.
Existem cerca de 200 pontos fixos, instalados em farmácias e supermercados da capital, que recebem o material de forma permanente. Como ponto de partida da campanha, uma ação de coleta desses itens será realizada na próxima quarta-feira, dia 14, na Estação da Lapa, das 9h às 16h.
Salvador e o descarte de pilhas
“Salvador tem um baixíssimo índice de devolução de pilhas e um elevado consumo. A entrega é fácil e sem custos. Basta levar a pilha usada até uma farmácia ou supermercado que possui o ponto de coleta”, explicou a promotora de Justiça de Meio Ambiente e Urbanismo de Salvador, Hortênsia Pinho.
Dados da Green Eletron apontam ainda que a capital baiana apresenta um dos menores índices de reciclagem proporcional entre as capitais brasileiras. Com uma população estimada em 2,57 milhões de habitantes, a cidade recolheu apenas 870 kg de resíduos eletroeletrônicos em 2024.
Leia Também:
Já a capital pernambucana, Recife, por exemplo, que possui população menor (cerca de 1,5 milhão de habitantes), recolheu no mesmo período quase seis vezes mais, chegando a 4.970 kg.
A promotora destacou que a campanha busca reverter o cenário de baixa de reciclagem em Salvador, e mosrtrar a importância do processo para o meio ambiente.
“A Política Nacional de Resíduo Sólido (Lei Federal nº 12.305/10) estabelece a logística reversa como uma obrigação dos fabricantes e dos revendedores, para que o material usado seja encaminhado para reciclagem, sem se configurar em lixo que polui o meio ambiente. Precisamos fortalecer esse compromisso com um futuro mais verde e responsável, diminuindo a quantidade de resíduos poluentes e reaproveitando esse material para novos insumos”, ressaltou Hortênsia Pinho.
O que pode ser entregue?
Serão aceitas pilhas comuns, usadas no dia a dia, como as de zinco-manganês, pilhas alcalinas, pilhas recarregáveis e baterias portáteis. Desde janeiro, a Green Eletron vem fortalecendo a infraestrutura de coleta na Região Metropolitana de Salvador.
Foram instalados seis Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), estrategicamente distribuídos em estações de metrô da capital e em Lauro de Freitas. São eles: Estação Águas Claras, Estação Pirajá, Estação Acesso Norte, Estação Pituaçu, Estação Mussurunga e Estação Aeroporto (Lauro de Freitas).
Junto aos cerca de 200 pontos fixos das redes de farmácias e supermercados, os PEVs ampliam o acesso da população a alternativas sustentáveis de descarte, alinhando-se aos princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A ação na Estação da Lapa acontece na próxima quarta-feira, 14, e faz parte da campanha, que durará 15 dias, com veiculação em diversas mídias, como outdoors e painéis instalados em vários locais da cidade. Já as farmácias e supermercados seguem como pontos permanentes.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes