FISCALIZAÇÃO
Postos de combustíveis de Salvador são fiscalizados pela a ANP
Além de Salvador, postos de Camaçari, Lauro de Freitas e Feira de Santana também foram fiscalizados

Por Redação

Postos de combustíveis de Salvador e cidades da Região Metropolitana (RMS) foram alvos de uma grande operação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). As ações foram realizadas entre os dias 1º e 5 de setembro e teve como objetivo fiscalizar a qualidade e a conformidade dos combustíveis comercializados.
Na Bahia, além de Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas e Candeias, cidades do interior como Feira de Santana, Alagoinhas, Cruz das Almas, Sapeaçu, Governador Mangabeira e Conceição do Jacuípe também tiveram seus postos fiscalizados.
Durante a operação, 49 amostras foram coletadas para análise em laboratório. Como resultado, seis postos foram autuados e interditados, sendo um deles em Feira de Santana, por comercializar óleo diesel fora das especificações exigidas por lei. A ANP não divulgou os nomes dos estabelecimentos.
No total, oito tanques foram interditados e aproximadamente 90 mil litros de combustíveis foram acautelados. A operação utilizou o espectrofotômetro FTIR, um equipamento capaz de detectar, em tempo real, a presença de substâncias fora dos padrões, como metanol em excesso na gasolina e etanol, ou biodiesel em proporção inadequada no diesel.
Penalidades
Segundo a ANP, os postos autuados estão sujeitos a multas que variam de R$ 5 mil a R$ 5 milhões, além de possíveis suspensões ou revogações da autorização de funcionamento. Essas sanções só são aplicadas após processo administrativo, com direito à ampla defesa e contraditório.
A interdição dos tanques é uma medida cautelar, adotada para proteger o consumidor, impedindo a comercialização de combustíveis fora do padrão ou com volume inferior ao registrado na bomba. Caso o estabelecimento comprove que regularizou a situação, pode solicitar a desinterdição, sem prejuízo das penalidades administrativas.
Leia Também:
Como denunciar
Denúncias sobre irregularidades no setor de combustíveis podem ser feitas gratuitamente à ANP pelo telefone 0800 970 0267 ou pelo sistema FalaBR, canal digital da Controladoria-Geral da União (CGU).
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes