SAIBA O QUE EVITAR
Conheça os alimentos "proibidos" para quem usa canetas emagrecedoras
Uso dessas medicações requer uma série de cuidados, sobretudo em relação à alimentação

Um dos maiores fenômenos comerciais do Brasil na atualidade são as canetas emagrecedoras de diferentes marcas, como Ozempic, Wegovy e Mounjaro, criadas inicialmente como medicamentos para o tratamento de diabetes e de problemas como a esteatose hepática, condição mais conhecida como gordura no fígado.
Em meio a rotinas exaustivas e à falta de tempo para a prática de exercícios físicos, além da falta de disciplina para manter uma alimentação balanceada, esses produtos se tornaram um atalho para quem quer emagrecer.
Leia Também:
Essas injeções atuam na regulação da saciedade, já que retardam o esvaziamento gástrico e tornam a digestão mais lenta, o que reduz a vontade de se alimentar com tanta frequência. Além disso, elas ajudam no controle glicêmico por meio de hormônios que o próprio corpo já produz naturalmente, por exemplo, o GLP-1,
No entanto, fazer o uso dessas medicações requer alguns cuidados, em especial com a alimentação.
O que deve ser evitado?
- Bebidas alcoólicas: o álcool tende a irritar o trato gastrointestinal, sobrecarregar o fígado e elevar o risco de episódios de hipoglicemia.
- Fast-foods, alimentos fritos e embutidos: a alta quantidade de gordura nessas opções pode intensificar as ocorrências de náuseas e mal-estar.
- Doces: consumir alimentos ricos em açúcar tende a interferir no processo de adaptação do organismo à medicação, reduzindo a sensação de saciedade promovida pelas canetas emagrecedoras. Além disso, o excesso de açúcar favorece o armazenamento de gordura corporal, o que retarda os resultados do tratamento.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



