Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

AVANÇO

Governo dá novo passo para incluir canetas emagrecedoras no SUS

Conitec abriu consulta pública para receber opiniões da população a respeito da inclusão da semaglutida as serviços públicos de saúde

Redação

Por Redação

10/06/2025 - 7:47 h
Canetas emagrecedoras podem ser incorporadas no SUS
Canetas emagrecedoras podem ser incorporadas no SUS -

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Unico de Saúde (Conitec) abriu nesta segunda-feira, 9, uma consulta pública para receber opiniões da população a respeito da inclusão da semaglutida ao Sistema Único de Saúde (SUS). A substância, que é o princípio ativo do Ozempic e do Wegovy, se tornou famosa pelo potencial emagrecedor, apesar de ter sido desenvolvida inicialmente para o tratamento do diabetes.

Leia Também:

A consulta pública faz parte da avaliação da prescrição do Wegovy 2,4 mg para pacientes com obesidade, mas que também tenham histórico de doença cardiovascular e mais de 45 anos. A classe médica e a sociedade civil podem se manifestar sobre o tema até o dia 30 de junho. Depois, as contribuições vão ajudar a embasar um parecer da comissão, recomendando ou não que o medicamento seja incorporado ao SUS.

Tudo sobre Saúde em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A avaliação da Conitec foi solicitada pela Novo Nordisk, farmacêutica fabricante do Wegovy, e, em um parecer dado em maio, a Comissão recomendou a não incorporação devido aos custos elevados para a compra do medicamento, avaliados em até R$ 7 bilhões em cinco anos. Mas a farmacêutica argumenta que a adoção do medicamento pode reduzir custos de tratamento de doenças crônicas associadas à obesidade.

Por enquanto, a semaglutida não é oferecida por nenhum serviço público de saúde, mas uma substância semelhante, a liraglutida, é utilizada em cidades de Goiás, Distrito Federal e Espírito Santo, e também faz parte de protocolos de tratamento do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia do estado do Rio de Janeiro (Iede), e do Hospital das Clínicas e do Instituto da Criança da Universidade de São Paulo.

No começo deste ano, a prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que pretende incorporar a semaglutida a um novo serviço de tratamento da obesidade, a partir do ano que vem.

Mounjaro: eficácia comprovada

A Anvisa aprovou o uso do medicamento Mounjaro, da farmacêutica Eli Lilly, para o tratamento de sobrepeso (com comorbidades) e obesidade. A aprovação, publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira, 9, abrange diferentes dosagens da caneta injetável e já está em vigor.

O Mounjaro, que já era autorizado para tratar o diabetes tipo 2, demonstrou eficácia também na perda de peso, segundo dados do programa SURMOUNT, que envolveu mais de 20 mil pacientes. Nos testes, os usuários perderam até 22,5% do peso corporal com a dose mais alta (15 mg), em comparação com 0,3% no grupo placebo.

Além disso, cerca de 40% dos participantes que usaram Mounjaro perderam mais de 40% do peso corporal total, em comparação a 0,3% do grupo placebo. Os participantes do estudo que conciliaram o uso de Mounjaro à dieta e ao exercício observaram mudanças no colesterol e reduções na pressão arterial e na medida da cintura.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

canetas emagrecedoras cosulta pública semaglutida sus

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Canetas emagrecedoras podem ser incorporadas no SUS
Play

Catu: moradores denunciam precariedade em posto de saúde improvisado

Canetas emagrecedoras podem ser incorporadas no SUS
Play

Pacientes com doenças crônicas ficam sem passe livre em Feira

Canetas emagrecedoras podem ser incorporadas no SUS
Play

Setembro também é Roxo: ação reforça luta contra a fibrose cística

Canetas emagrecedoras podem ser incorporadas no SUS
Play

Covid 5 anos: profissionais de saúde relembram desafios da pandemia

x