ATENÇÃO!
Surto de catapora em presídio: doença em adultos pode levar à morte
Infectologista explica por que a catapora pode ser mais grave em adultos e idosos
Por Luan Julião

O surto de catapora registrado no Pavilhão II da Cadeia Pública de Salvador (CPSA), no Complexo Penitenciário da Mata Escura, trouxe à tona um alerta importante sobre os riscos da doença em adultos e idosos. Na unidade, quatro presos foram diagnosticados com varicela, o que levou à suspensão das visitas por uma semana e à restrição temporária de atividades educacionais e religiosas nos pavilhões afetados.
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), os detentos infectados estão isolados e recebendo acompanhamento médico, enquanto equipes realizam busca ativa para identificar novos casos. "Medidas de controle epidemiológico foram aplicadas para conter a disseminação do vírus varicela-zóster (VVZ)", informou a pasta.
Por que a catapora é mais grave em adultos e idosos
Embora a catapora seja mais frequente em crianças, ela pode se tornar mais agressiva quando acomete adultos e, especialmente, idosos.
Durante entrevista exclusiva ao Portal A TARDE, a infectologista Lorena Galvão explica que o vírus provoca uma resposta imunológica mais intensa em pacientes mais velhos, aumentando o risco de complicações graves, como infecções respiratórias, pneumonite e até problemas no sistema nervoso central.
Leia Também:
"Acredita-se que seja por causa do sistema imune do adulto. Quando se tem catapora na infância, que é o mais frequente, o sistema imune não é muito maduro e tem uma resposta inespecífica, então o processo inflamatório é menos exuberante. Já no paciente adulto, há uma resposta inflamatória mais intensa, o que aumenta o risco de complicações mais graves, como infecções respiratórias, infecção do sistema nervoso central, pneumonite, encefalite, meningoencefalite — complicações que podem levar a óbito", explica a infectologista Lorena Galvão.
O contágio da varicela ocorre principalmente por contato direto com as vesículas, secreções respiratórias ou objetos contaminados. Em adultos e idosos, os sintomas costumam ser mais intensos, incluindo:
- Manchas vermelhas na pele;
- Bolhas com líquido transparente;
- Feridas ou crostas quando as bolhas estouram;
- Coceira intensa na pele.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes