SAÚDE
Tony Salles e mais: Hemoba lança programação para incentivar doação
Na Semana Nacional do Doador de Sangue, a fudação visa atrair novos doadores

Por Luiza Nascimento

A Semana Nacional do Doador de Sangue, que começou nesta segunda-feira, 24, está sendo celebrada com apresentações musicais na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba). Com Tony Salles como padrinho, a programação segue até sábado, 29.
A ação tem como objetivo atrair doadores e voluntários, além de conscientizar a população sobre a prárica regular da doação para manter os estoques de sangue.
As apresentações acontecem na sede da Hemoba, na Ladeira do Hospital Geral, no bairro de Brotas. No primeiro dia, a dupla Tiri e Uel abriu o evento.
Leia Também:
Veja a programação:
- Terça-feira, 25: Tony Salles - 11h e 12h;
- Quarta-feira, 26: Morango - 10h30;
- Quinta-feira, 27: Pedro Manuel - 9h;
- Sexta-feira, 28: Junior Machado - 10h30.
Onde doar?
Nesta semana, além do sede da Hemoba, na Ladeira do Hospital Geral, no bairro de Brotas, os interessados podem doar na unidade de coleta móvel (hemóvel) do Senac Aquidabã na quarta, 26.
Já na quinta, 27, e sexta , 28, a hemóvel estará na Parvi/Bremen, na Barros Reis. O Posto Temporário no Shopping Bela Vista funciona durante todo o mês de novembro, de segunda a sábado, das 9h às 18h.
As unidades fixas funcionam com o seguinte horário:
- Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30;
- Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30;
- Hospital Ana Nery, de terça a sexta-feira, das 7h30 às 12h30;
- Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h;
- Hospital Santo Antônio (Osid), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.
Que pode doar?
O candidato a doador deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.
O voluntário não pode estar em jejum, não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas quatro horas anteriores ao procedimento.
Além disso, para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



