TECNOLOGIA
Salvador é palco de grande evento empreendedor da Google
Empresa de tecnologia realizou ações focadas em IA nos ambientes de empreendedorismo e empresarial

A grande empresa de tecnologia, a Google lançou, nesta terça-feira, 25, o programa Startup Hub Pop Up em Salvador, uma imersão de dois dias que tratou de vários aspectos da tecnologia, principalmente o uso das inteligências artificiais (IAs).
A escolha da Bahia para ser a sede do evento no Nordeste não foi por acaso, já que o estado lidera o ranking de desenvolvimentos de startups na região, concentrando 35,59% do total.
O evento consiste em dois dias de imersão em IA e Data Analytics que visa capacitar startups em estágio inicial e desenvolvedores locais.
- No primeiro dia (25/11), a programação inclui palestras estratégicas sobre Gemini Enterprise , um workshop "mão na massa" para a criação de Agentes de IA e painéis sobre os benefícios do Google for Startups Cloud Program — que oferece até US$ 350 mil em créditos na nuvem para startups de IA elegíveis;
- O segundo dia (26/11) será dedicado a um treinamento técnico intensivo, focado em capacitar os desenvolvedores com conhecimento prático em Analytics e Machine Learning, preparando os desenvolvedores locais para inovar em escala global;
- Durante todo o evento, os participantes também poderão interagir com demos de tecnologias como Imagen 3 e NotebookLM e tirar dúvidas na estação "Ask the Expert" com engenheiros do Google.
Bahia como destaque nacional
Esse destaque regional já chama muita atenção, porém, em entrevista para o Portal A TARDE, a diretora de marketing do Google Cloud da América Latina Izabelle Macedo, contou um pouco sobre como a Bahia poderia furar a bolha do destaque regional e ser também um pólo nacional.
“O primeiro passo para a Bahia ter o destaque nacional é que as empresas baianas precisam entender e ter o conhecimento técnico das regiões de destaque, além de desmistificar as soluções.”
Além disso Izabelle destaca os programas de créditos e que isso é um ponto importante para que as startups de estágios iniciais têm mais dificuldade de entender.
“Nós trouxemos especialistas do programa de créditos da Google, onde os mesmos conseguem ajudar a nortear em quais ramificações as empresas precisam dos créditos, que podem chegar a até US$ 350 mil”, explicou a diretora de marketing.
Com isso e com os treinamentos disponibilizados tanto no evento como de forma online, a Bahia pode se tornar um destaque nacional no ramo das startups.

Leia Também:
IA e segurança
Um dos principais pontos do programa Startup Hub Pop Up foi a utilização das inteligências artificiais (IAs), ponto que para muitos ainda é um tópico sensível, visto que não a consideram como uma tecnologia segura.
Sobre isso, a diretora de marketing do Google comentou que “quanto mais palestras e treinamento podem ser acessados, mais se aprende sobre as tecnologias.”
Além disso, Izabelle divulgou que “todas as IAs associadas ao Google, como o Gemini por exemplo, são testadas de forma interna, ou seja, em processos dentro da Google, antes de serem lançadas para o público”.
Empregos estão ameaçados ou não com as IAs?
Outro ponto muito discutido quando se trata de IAs é a parte de empregos e se elas vão ou não substituir os humanos no mercado de trabalho.
A diretora de marketing da Google “não acredita que a IA tome o lugar das pessoas, os empregos vão seguir normais, só que de uma forma diferente, as tarefas vão ser remanejadas para uma economia de tempo e eficiência.”
Além disso, ela destaca que para as startups menores, o uso de IA é algo de muita importância, visto que “elas podem ajudar nos gastos e melhorar o uso dos recursos, fazendo algumas tarefas e poupando um dinheiro que pode ser dedicado para pontos mais estratégicos.”
Izabelle também comenta que várias empresas de pequeno e médio porte já utilizam IA no Brasil, principalmente o Gemini, associado a outras aplicações da Google.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




