REPRISE CONFIRMADA
“Ainda vai reprisar isso?”: Globo aposta em novela que virou piada nacional
Emissora definiu estreia da reprise de clássica trama da década passada
Por Luiz Almeida

Mesmo chamada de “lixo” por parte do público e criticada até por atores do elenco, Fina Estampa vai ganhar mais uma reprise em canal da Globo.
A partir de 18 de agosto, a trama de Aguinaldo Silva será exibida no canal Globoplay Novelas (antigo Viva), na faixa das 22h40, substituindo Guerreiros do Sol.
A novela foi sucesso de audiência em sua estreia, em 2011, e até na reprise durante a pandemia, em 2020. Mas também se tornou um dos folhetins mais controversos da Globo.
Leia Também:
Acusada de apresentar personagens caricatos, atuações questionáveis e tramas consideradas problemáticas, Fina Estampa virou alvo de críticas.
“Tenho vergonha da minha atuação”
Um dos maiores ataques veio de Marco Pigossi, que interpretou Rafael. Em entrevista ao canal GNT, ele disse que a novela “deveria ser proibida de reprisar” por conter “barbaridades” e afirmou ter “vergonha” da própria atuação e do visual.
Críticas como essas se multiplicaram nos últimos anos. Internautas e especialistas apontaram diversos estereótipos, como o personagem Crô (Marcelo Serrado), um mordomo gay ridicularizado em quase todas as cenas.
A vilã Tereza Cristina (Christiane Torloni) virou meme por nunca conseguir executar um plano sequer com sucesso. E o núcleo do casal Baltazar (Alexandre Nero) e Celeste (Dira Paes) foi duramente criticado por romantizar comportamentos abusivos.
Nas redes sociais, um internauta declarou: "Ainda vai reprisar isso?". Outro criticou a decisão do canal.
Novela da Globo amada por outros
Apesar disso, a novela continua tendo forte apelo popular. O tom de comédia e a história de superação da protagonista Griselda, a Pereirão (Lilia Cabral), ainda emocionam muita gente.
E o final? Outro motivo de polêmica. Griselda largou o galã Renê (Dalton Vigh) para ficar com Guaracy (Paulo Rocha), tudo porque ele se incomodou ao descobrir que ela tinha ajudado seu restaurante em segredo.
O autor da trama, Aguinaldo Silva, não deixou as críticas passarem batidas. Quando a fala de Pigossi viralizou, ele rebateu dizendo que o ator estava “na contramão dos interesses dos telespectadores” e que “se a interpretação não alcançou os níveis desejados, aconselharia o ator a frequentar a minha casa de arte”.
Confira comentários sobre a reprise de Fina de Estampa:
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes