QUADRO DELICADO
O que Faustão teve? Condição grave ameaça vida do apresentador
Entenda a infecção que evolui rápido e pode ser fatal
Por Bianca Carneiro

O apresentador Fausto Silva, o Faustão, está internado desde o dia 21 de maio no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, devido a uma infecção bacteriana aguda com sepse. Nesta semana, o comunicador passou por dois novos transplantes.
O que Faustão tem?
A sepse, conhecida popularmente como infecção generalizada, é uma condição grave causada por uma resposta desregulada do sistema imunológico a uma infecção. Essa reação exagerada pode provocar inflamações por todo o corpo, afetar órgãos vitais e levar à falência múltipla, representando risco de morte.
Leia Também:
Segundo especialistas, a sepse pode se desenvolver a partir de infecções comuns, como pneumonia, infecção urinária ou infecções de pele, mas evolui rapidamente se não tratada. Os principais sintomas incluem febre alta, confusão mental, respiração acelerada, pressão arterial baixa, calafrios e fraqueza extrema.
Faustão fez novo transplante
No caso de Faustão, o quadro foi acompanhado por uma equipe médica que manteve controle rigoroso da infecção antes da realização de duas cirurgias: um transplante de fígado na quarta-feira, 6 de agosto, e um retransplante renal nesta quinta-feira, 7, que já havia sido planejado há cerca de um ano.
A sepse é considerada uma emergência médica e exige tratamento imediato com internação hospitalar, antibióticos intravenosos e suporte para órgãos afetados. A prevenção envolve a rápida identificação de infecções e cuidados médicos para evitar que o quadro se agrave.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes