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TURISMO

Fim do padrão? Ministério muda regras para check-in e check-out em hotéis

Portaria define prazo de limpeza, tarifas extras e lança registro digital para hóspedes

Iarla Queiroz

Por Iarla Queiroz

22/09/2025 - 14:12 h
Fachada do hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro
Fachada do hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro -

O Ministério do Turismo estabeleceu novas normas para check-in e check-out em hotéis e pousadas de todo o país. A portaria, publicada pelo ministro Celso Sabino (União Brasil) na última terça-feira (16), traz mudanças que vão desde os prazos de limpeza dos quartos até a criação de um sistema digital de registro de hóspedes.

Diária de 24 horas, mas com até 3 horas de limpeza

De acordo com as novas regras, a diária deve corresponder a um período de 24 horas. No entanto, os hotéis podem reservar até 3 horas desse tempo para realizar a arrumação, higiene e limpeza dos quartos.

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Caso o hóspede deseje entrar antes do horário ou sair depois, o estabelecimento poderá aplicar tarifas adicionais — desde que essa condição seja avisada previamente.

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Informação obrigatória aos clientes

A portaria também determina que hotéis, agências de turismo e plataformas digitais de hospedagem são obrigados a informar, de forma clara, os horários de check-in, check-out e o tempo estimado para limpeza e organização dos quartos.

Durante a estadia, os estabelecimentos devem garantir serviços básicos de higienização em frequência adequada, incluindo limpeza completa do quarto, troca da roupa de cama e substituição das toalhas.

Imagem ilustrativa da imagem Fim do padrão? Ministério muda regras para check-in e check-out em hotéis
| Foto: shutterstock

Ficha Nacional de Registro de Hóspedes digital

Outra novidade anunciada pelo Ministério do Turismo é a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) em versão digital. Com ela, será possível realizar o check-in antecipado pela internet, o que promete mais praticidade para os clientes e redução de custos com papel para os hotéis.

Segundo o governo, a digitalização deve agilizar o atendimento e diminuir a burocracia, trazendo benefícios para hóspedes e empresários do setor.

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