POLÍCIA
Corpo de Bombeiros intensifica prevenção e segurança na Lavagem de Itapuã
Considerada a última grande festa popular antes do Carnaval, a Lavagem une o sagrado e o profano em um evento
Por Redação e Bruno Dias | Portal Massa!

A tradicional Lavagem de Itapuã acontece nesta quinta-feira, 20 em Salvador, marcando uma edição histórica da celebração, que completa 120 anos. Considerada a última grande festa popular antes do Carnaval, a Lavagem une o sagrado e o profano em um evento que movimenta milhares de fiéis e foliões pelas ruas do bairro soteropolitano.
Para garantir a segurança dos participantes, o Corpo de Bombeiros montou um esquema especial. O Tenente-Coronel Allan Guanaes, comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar responsável pela área de Itapuã, explicou ao Portal A TARDE o planejamento realizado para a festa e destacou a importância da prevenção.
"O nosso evento começa, na verdade, muito antes, na parte preventiva e preparatória. Fazemos uma análise das ocorrências do ano anterior e, a partir dessas análises, traçamos um planejamento de instrução. Assim, treinamos nossa tropa para responder melhor a esse tipo de ocorrência", afirmou o comandante.
Segundo Guanaes, a estrutura de segurança montada conta com quatro postos elevados, que permitem uma visão ampla do evento. Além disso, há um posto de comando fixo do Corpo de Bombeiros e um pelotão posicionado próximo à Sereia de Itapuã. "Temos dois pontos fixos com tropa em condição de atendimento, além de ambulâncias para os casos em que as vítimas apresentem um quadro clínico ou de trauma mais grave", explicou.
A atuação dos bombeiros também envolve uma interação direta com a prefeitura e outros órgãos municipais e estaduais. "Mantemos relações estreitas com a prefeitura e outros órgãos do município e do estado, sempre focados em prestar o melhor serviço possível", destacou.
Leia Também:
Durante a manhã, algumas ocorrências foram registradas, todas relacionadas ao calor intenso. "Os três casos foram de baianas vestindo trajes típicos, que já são naturalmente quentes, e, devido às altas temperaturas de hoje, passaram mal. Elas foram atendidas sem necessidade de encaminhamento para a UPA, levadas para locais com sombra, ventiladas e se recuperaram", relatou Guanaes.
O comandante também alertou para a importância da hidratação e dos cuidados com a alimentação e o consumo de álcool. "A recomendação principal é cuidar da hidratação. Se for beber, que seja com moderação, pois o álcool, aliado ao calor, pode causar mal-estar. Além disso, é importante evitar alimentos pesados, que, devido ao calor, podem causar indisposição."

O Corpo de Bombeiros também reforçou a segurança na área da praia. "Temos um Batalhão Marítimo cobrindo o evento, garantindo a segurança em toda a região da praia de Itapuã. Contamos com guarda-vidas específicos para cuidar do público que busca um banho de mar para se refrescar. Também temos embarcações e motos aquáticas fazendo o patrulhamento da costa. O agrupamento aéreo do Corpo de Bombeiros está cobrindo o evento, garantindo que o bombeiro esteja presente por terra, céu e mar para tornar a festa o mais segura possível", finalizou.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes