Entidades projetam BTS como referência em desenvolvimento sustentável | A TARDE
Atarde > A TARDE ESG

Entidades projetam BTS como referência em desenvolvimento sustentável

União entre TCE, WWI e organizações parceiras visa a disseminar os ODS na Bahia

Publicado sexta-feira, 01 de março de 2024 às 11:53 h | Autor: Da Redação
Imagem ilustrativa da imagem Entidades projetam BTS como referência em desenvolvimento sustentável
-

O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), conselheiro Marcus Presidio, acompanhado do superintendente de Controle Externo, José Raimundo Bastos de Aguiar, se reuniu, nesta quinta-feira, 29, com o diretor do WWI no Brasil e coordenador da Comissão de Economia do Mar da Associação Comercial da Bahia, Eduardo Athayde; o superintendente da Associação Cultural Brasil-Estados Unidos (Acbeu), Ticiano Cortizo, e o navegador Aleixo Belov, presidente da fundação que leva seu nome, para retomar e aprimorar a parceria destinada à disseminação e alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no Estado.

No encontro, foram debatidas as iniciativas que podem ser conduzidas em conjunto pelas instituições envolvidas, abrangendo a realização de eventos de conscientização da comunidade sobre os ODS, além de oportunidades de treinamento e subsídio aos trabalhos auditoriais, tanto no âmbito dos Objetivos da Agenda 2030 da ONU, quanto na preservação e desenvolvimento do potencial econômico sustentável da Baía de Todos os Santos.

Presidio destacou a importância das instituições presentes e a necessidade de que sejam aceleradas as ações para o cumprimento da Agenda 2030. “Fiquei feliz pela oportunidade de encontrarmos formas de atuação conjunta para buscarmos o desenvolvimento sustentável e, ainda mais, pela possibilidade de mostrarmos ao mundo a relevância da Baía de Todos os Santos, a segunda maior baía navegável do mundo, que poderá servir de exemplo de que a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico podem avançar de forma bem-sucedida e entrelaçada”, afirmou.

De acordo com o coordenador da Comissão de Economia do Mar da Associação Comercial da Bahia, Eduardo Athayde, em 2023 a Comissão de Economia do Mar da ACB, em parceria com a Marinha, o Ministério Público Federal e empresas do setor, realizaram o ‘I Fórum de Economia do Mar na Capital Amazônia Azul’. “Este ano, em parceria com a Fundação Belov e a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), estamos organizando o ‘Atlas da Economia do Mar’ da Bahia, uma iniciativa da Década dos Oceanos, da ONU, que destacará a Bahia no cenário nacional e internacional, mostrando, com fatos e dados, potenciais para investimentos”, esclareceu.

Já o superintendente da Acbeu, Ticiano Cortizo, destacou que, “na qualidade de associação cultural sem fins lucrativos, com 83 anos de serviços prestados à comunidade baiana, a instituição continua estimulando o desenvolvimento sustentável local por meio de parcerias internacionais”. Belov, por sua vez, colocou a estrutura do Museu do Mar e de sua Fundação à disposição para despertar estudantes, professores e pesquisadores para os potenciais sustentáveis do mar.

Saiba mais sobre SUSTENTABILIDADE

Veja mais em A TARDE ESG

Publicações relacionadas