Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > A TARDE ESG
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SUSTENTÁVEL

iBEM 25 atrai visitantes e reúne expositores do setor de energia

Evento acontece no Centro de Convenções de Salvador

Por Cássio Moreira, Carla Melo e Rodrigo Tardio

25/03/2025 - 14:18 h | Atualizada em 26/03/2025 - 12:17
iBEM reúne expositores de várias partes do país
iBEM reúne expositores de várias partes do país -

Acontece, nesta terça-feira, 25, no Centro de Convenções de Salvador, a primeira edição do International Brazil Energy (iBEM 25), evento que reúne expositores de diversas partes do país no setor de energia. O encontro vai até a próxima quinta, 27.

Organizador do iBEM, Eduardo Aragon falou ao Portal A TARDE sobre o potencial da Bahia na produção de energia limpa. Segundo Aragon, o estado é privilegiado por sua variedade energética.

Temos em curso um plano robusto de interiorização do gás natural, buscando colocar à disposição de todos os segmentos da nossa economia
Luiz Gavazza, - diretor-presidente da BahiaGás

"A Bahia é um estado privilegiado, somos um grande produtor de eólica, solar, petróleo, temos biocombustível no oeste, temos biomassa, biogás. Várias fontes de energia, a Bahia é privilegiada", destacou Eduardo Aragon, que ainda falou sobre como surgiu a ideia de realização do evento, que está na sua primeira edição.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por A TARDE (@atardeoficial)

"Esse evento é fruto de uma parceria desde 2016, quando começamos com um pequeno evento em um evento, e hoje conseguimos fazer esse evento, onde a gente consegue reunir toda essa gama, em um momento de transição energética", explicou.

Rafael Valverde, que também faz parte da organização do encontro, pontuou que o iBEM se destaca pela capacidade de reunir diversos setores de diferentes vertentes para discutir sobre transição energética.

"O iBEM se destaca por ter esse caráter de discussão de planejamento onde, independente da sua bandeira, você tem a capacidade de interagir com vários segmentos. Precisamos pautar a discussão entendendo o que cada fonte tem a contribuir, o que tem de impacto. Desta forma, ter um diálogo saudável, discutir a geopolítica da energia, energia base para desenvolvimento", pontuou.

Leia Também:

Presente no evento, o diretor-presidente da BahiaGás, Luiz Gavazza, falou sobre o plano de interiorização do gás natural, destancando os desafios impostos pelas condições geográficas e territoriais.

Gavazza ainda afirmou que o plano da BahiaGás é mostrar que o gás natural veicular (GNV) pode ser adotado como principal combustível, destacando as vantagens ambientais, sociais e econômicas.

"Temos em curso um plano robusto de interiorização do gás natural, buscando colocar à disposição de todos os segmentos da nossa economia. Essa é uma tarefa árdua, porque estamos em um estado maior que a França. Para vencer essas dificuldades de logística, estamos usando o desenvolvimento do GNV, gás natural veicular, porque ao levar para os postos de combustíveis, vamos fomentando a cultura do uso do gás natural e vamos mostrando as vantagens econômicas e ambientais [...] O que trazemos de vantagem? A redução, substituindo o diesel em praticamente 40 vezes a emissão de carbono, e trazemos muita vantagem econômica. A gente tem as vantagens ambientais, sociais e econômicas", explicou Gavazza ao Portal A TARDE.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia Gás energia Energia limpa energia sustentável ibem International Brazil Energy produção transição energética

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
iBEM reúne expositores de várias partes do país
Play

A construção da água, molécula por molécula

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA