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Governo Jerônimo realiza sondagem para Estação Campo Grande do metrô

A chamada Expansão Sul deverá ser construída no subterrâneo do Centro Antigo de Salvador

Publicado quarta-feira, 27 de março de 2024 às 18:59 h | Autor: Lula Bonfim
Estação Campo Grande deve ser instalada entre a Praça 2 de Julho e Teatro Castro Alves
Estação Campo Grande deve ser instalada entre a Praça 2 de Julho e Teatro Castro Alves -

O governo de Jerônimo Rodrigues (PT) contratou um processo de sondagem para a implantação da chamada “Expansão Sul” da Linha 1 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL). A obra, que deve ser licitada pela gestão estadual ainda em 2024, deve levar o modal para a região do Campo Grande, no Centro Antigo da capital baiana.

A sondagem está sendo realizada pela GS Engenharia e Consultoria Ltda., desde o último mês de dezembro, estudando a possibilidade de implantação da Expansão Sul, entre a Lapa e o Campo Grande, em um trecho subterrâneo por baixo dos Barris e do Politeama.

O portal A TARDE teve acesso a um anteprojeto da Expansão Sul, que prevê, como local da nova Estação Campo Grande, um espaço entre a Praça 2 de Julho e o Teatro Castro Alves (TCA), com o acesso sendo realizado através de espaço em que havia um tradicional estacionamento público, desativado pela prefeitura de Salvador em outubro de 2023.

Depois da Estação Campo Grande, também está previsto no anteprojeto um recuo para a manobra dos trens, a ser realizada por baixo de edifícios residenciais no bairro do Canela. Essa extensão do rabicho poderia ser utilizada no futuro para uma nova expansão do sistema, levando o modal até os bairros da Graça e da Barra.

A expectativa do Poder Público é que a construção de uma estação do metrô no Campo Grande possa adicionar, no sistema, cerca de 100 mil usuários, conforme revelou o ex-governador Rui Costa (PT), atual ministro da Casa Civil.

Procurada pelo portal A TARDE, a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) afirmou que a sondagem ainda não foi concluída e, devido a isso, não há um relatório a ser disponibilizado.

A CTB, por outro lado, não confirmou a atualidade das informações contidas no anteprojeto obtido pelo portal A TARDE. Segundo a assessoria do órgão estadual, a Expansão Sul segue em fase de estudos e, portanto, está sujeita a modificações.

Uma das mudanças já realizadas no anteprojeto é a profundidade da Estação Campo Grande, antes prevista para 60 metros — quase o dobro dos 34 metros da Estação Campo da Pólvora —, mas que já foi revista. A CTB, entretanto, não divulgou a nova previsão.

O governador Jerônimo Rodrigues tem a intenção de publicar a licitação da Expansão Sul ainda no primeiro semestre de 2024. O custo da obra, no momento, é avaliado em R$ 1,41 bilhão. Parte desses recursos devem ser oriundos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Estação Barra

Inicialmente, a Expansão Sul previa a ampliação do SMSL da Lapa à Barra, passando pelos bairros do Campo Grande e da Graça. Esse plano, porém, está temporariamente suspenso, devido ao alto valor estimado para a obra.

Segundo os estudos realizados pelo governo da Bahia, levar o metrô até a Barra adicionaria, pelo menos, mais R$ 3 bilhões ao custo da Expansão Sul, além dos R$ 1,41 bilhão já previstos para ampliar o sistema ao Campo Grande.

O governo Jerônimo, porém, não desistiu da ideia de levar um modal ferroviário à Barra. Ainda em 2023, a gestão estadual contratou estudos da CCR Metrô Bahia para avaliação de demanda e de custos da expansão à orla.

Uma das possibilidades ventiladas nos bastidores da gestão estadual é terminar a Expansão Sul com a inauguração da estação no Campo Grande, apostando assim na instalação de um VLT (veículo leve sobre trilhos) entre a Lapa e a Barra, através da Avenida Centenário.

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