Metrô de Salvador supera recorde histórico de passageiros; veja dados | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Metrô de Salvador supera recorde histórico de passageiros; veja dados

SMSL teve mais de 10 milhões de usuários em abril de 2024, marca nunca antes alcançada

Publicado sexta-feira, 10 de maio de 2024 às 09:21 h | Atualizado em 10/05/2024, 09:56 | Autor: Lula Bonfim
Abril de 2024 registrou recorde histórico de circulação no metrô de Salvador
Abril de 2024 registrou recorde histórico de circulação no metrô de Salvador -

O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) superou, em abril de 2024, seu recorde de passageiros desde que a operação foi iniciada, em 2013. De acordo com dados revelados nesta quinta-feira, 9, pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), 10,2 milhões de pessoas utilizaram o metrô durante o mês.

Foi a primeira vez que o SMSL superou a marca dos 10 milhões de usuários. O recorde anterior havia sido registrado em outubro de 2019, com 9,9 milhões de passageiros no sistema.

Os dados caíram vertiginosamente durante a pandemia de Covid-19, a partir de março de 2020, e só voltaram ao patamar pré-pandêmico em 2023, quando mais de 101 milhões de pessoas utilizaram o SMSL. Só 2019, ano anterior à chegada do coronavírus ao Brasil, registrou mais usuários, com 106 milhões de passageiros.

Considerando os quatro primeiros meses de 2024, mais de 37,5 milhões de pessoas estiveram no metrô de Salvador, também um recorde histórico, superando o primeiro quadrimestre de 2019, que registrou 33,6 milhões de passageiros.

Nos anos anteriores, era comum que o mês de abril registrasse uma queda no número de passageiros, em comparação com março. Em 2024, porém, a quantidade de usuários do metrô subiu (veja gráfico abaixo), apontando uma forte tendência de alta para o ano.

Gráfico do número de passageiros no SMSL entre 2022 e 2024
Gráfico do número de passageiros no SMSL entre 2022 e 2024 |  Foto: Divulgação | CTB

O crescimento do volume de pessoas no SMSL já era, de alguma forma, esperado pela CCR Metrô Bahia, concessionária do sistema. Mas esse aumento está superando as expectativas da empresa.

Na avaliação da CCR, o aumento tem relação com a inauguração, no fim do último mês de dezembro, da Estação Águas Claras, que finalizou a implantação do chamado “tramo 3” da Linha 1 do metrô. Segundo a análise da empresa, a chegada do SMSL ao coração da periferia de Salvador teria levado ao sistema uma parte da população que, antes, não utilizava o modal.

A expectativa é que novas extensões do sistema ocorram em breve, aumentando ainda mais a circulação de pessoas no metrô. A chamada Expansão Sul, que deve levar o SMSL ao bairro do Campo Grande, no Centro de Salvador, está na fase final de estudos e pode ter licitação lançada ainda em 2024.

Em entrevista ao Portal A TARDE em janeiro, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), chegou a especular que a chegada do metrô ao Campo Grande poderia adicionar 100 mil pessoas ao sistema.

Outra expansão prevista é a implantação do tramo 2 da linha 2, com a Estação Lauro de Freitas, que espera o alcance do gatilho contratual de 6 mil usuários hora/pico — média de pessoas por hora entre 17h e 19h — para a construção. No último mês de dezembro, o Portal A TARDE apurou que esse número estava em 4,5 mil.

SAIBA MAIS:
>> Saiba os planos do governo para o transporte ferroviário na Bahia
>> Saiba o que é BRS, modal que ligará o BRT de Salvador ao Aeroporto
>> Inema autoriza CTB a suprimir vegetação para construção do VLT

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS