REPRESENTANTE
OAB critica tentativa de "suavizar" racismo contra atleta do Bahia
Camila Carneiro afirmou que não houve constrangimento, e sim, um crime de racismo
Por Alex Torres e Leo Moreira
A presidente da comissão de promoção de igualdade social da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) marcou presença, na manhã desta quarta-feira, 10, na audiência de custódia do treinador Hugo Duarte, do JC Amazonas, acusado de cometer o crime de injúria racial contra a jogadora Suelen, do time de futebol feminino do Bahia.
Em entrevista à equipe do Portal A TARDE, Carneiro ratificou que não houve constrangimento com a atleta chamada de "macaca" pelo comandante português da equipe amazonense e criticou supostas tentativas de "suavizar" o crime.
Leia mais
Jogadoras do Bahia e JC brigam após partida em Pituaçu; veja
Defesa contesta acusação de injúria racial contra atleta do Bahia
FBF repudia ato racista de treinador português contra atleta do Bahia
"Tratar dessa forma é suavizar o ocorrido. O que aconteceu é um crime de grave potencial ofensivo, inclusive, sendo imprescritível e inafiançável. Quando o advogado diz que vai tentar fazer ele responder pelo crime em liberdade, significa que não tem alternativa e ele vai responder pelo crime. O que pode acontecer na audiência de custódia é se ele vai seguir preso respondendo pelo crime ou se o juiz entender que existem condições de converter em liberdade condicional, ele vai responder com algumas medidas cautelares e situações que ele precisará retornar. Ele vai responder pelo crime e isso é fato", disse Camila.
Questionada sobre a distinção dos crimes de racismo e injúria racial, Camila Carneiro explicou: "Injúria racial hoje é racismo. Temos tipos penais de racismo e a injúria racial é uma delas. A diferença é que a injúria racial é uma ofensa à honra de uma pessoa em sua individualidade. Comete o ato racista contra uma pessoa. O racismo como sistema é o crime cometido contra toda a coletividade. Essa é a diferença básica, mas ratificando que injúria racial é racismo".
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes