De Cachoeira, fogo simbólico parte em direção a Salvador | A TARDE
Atarde > Bahia

De Cachoeira, fogo simbólico parte em direção a Salvador

O total do percurso ultrapassa os 100 km, com passagens por diversas cidades e chegada a Salvador, em Pirajá

Publicado sexta-feira, 30 de junho de 2023 às 11:53 h | Atualizado em 30/06/2023, 12:15 | Autor: Da Redação
O fogo é aceso de forma tradicional no dia 30 de junho, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, o que representa os povos que lutaram pela Independência da Bahia
O fogo é aceso de forma tradicional no dia 30 de junho, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, o que representa os povos que lutaram pela Independência da Bahia -

A partida foi dada nesta sexta-feira, 30, em Cachoeira, Recôncavo Baiano, e o fogo simbólico do 2 de Julho, que celebra a Independência do Brasil na Bahia, está em direção a capital baiana.

A saída do fogo simbólico da cidade dá início à celebração pelos 200 anos da Independência da Bahia, com o ápice no próximo domingo, 2 de Julho.

Em 2023, uma novidade no contexto das celebrações, foi a saída de mais um fogo simbólico, desta vez com saída de Mata de São João, Região Metropolitana de Salvador, por reconhecer a importância das cidades da RMS na história da celebração.

O total do percurso ultrapassa os 100 km, com passagens por cidades como Candeias, Santo Amaro, Saubara, São Francisco do Conde, Simões Filho, e chegada a Salvador, no bairro de Pirajá.

A Batalha de Pirajá é considerada um dos principais litígios bélicos da guerra pela Independência da Bahia, disputada na área de Cabrito-Campinas-Pirajá. Historicamente é a principal batalha pela Independência, na qual os baianos venceram as forças do colonialismo português, em 1823. No Panteão de Pirajá, no Largo de Pirajá, no dia 1º de julho) o Fogo Simbólico chega do Recôncavo. Na principal praça do bairro estão os restos mortais de Pierre Labatut, o general francês combatente da Batalha de Pirajá.

O fogo é aceso de forma tradicional no dia 30 de junho, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, o que representa os povos que lutaram pela Independência da Bahia.

O percurso do segundo fogo simbólico que saiu de Mata de São João é de pouco mais de 50 km com passagens por Camaçari, Lauro de Freitas, até Simões Filho onde se junta ao fogo vindo de Cachoeira, e tem destino final a cidade de Dias D’Ávila.

Confira agenda das festividades: 

DIA 30/06 (Sexta- Feira)

07:30 - Saída do Fogo Simbólico do Recôncavo Leste de Cachoeira e do Recôncavo Norte de Mata São João em direção a Pirajá. 

19:00 às 20:30 - Estreia do Espetáculo A Resistência Cabocla com Bando de Teatro Olodum e Convidados - Homenagem ao Bicentenário da Independência, no Palco Campo Grande.

DIA 01/07 (Sábado)

09:00 - Celebração do TE DEUM com participação do Coral da Basílica do Bonfim regido pelo maestro Francisco Carlos Rufino, na Igreja da Catedral da Sé, no Terreiro de Jesus.

10:00 - Entrega da Requalificação do Largo da Lapinha e do Pavilhão 2 de Julho.

12:00 - Encontro dos Fogos Simbólicos do Recôncavo Leste e do Recôncavo Norte, em Simões Filho.

16:00 - Cerimônia Cívica da Chegada do Fogo Simbólico, no Largo de Pirajá.

l Hasteamento das bandeiras por autoridades e execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Polícia Militar do Estado da Bahia.

l Acendimento da Pira

l Colocação de Flores no túmulo do General Labatut, pelas autoridades presentes.

17:00 às 20:00  - Show do Cortejo Afro, em Pirajá

18:00 às 06:00 - Ultramaratona da Independência, no Parque dos Ventos, na Boca do Rio.

18:00 às 20:00 - Show Inédito da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha, no Palco Farol da Barra.

17:00 às 18:30 - Apresentação do Espetáculo A Resistência Cabocla - Homenagem ao Bicentenário da Independência, no Palco do Campo Grande.

19:00 às 20:30 - Apresentação do Espetáculo A Resistência Cabocla - Homenagem ao Bicentenário da Independência, no Palco Campo Grande.

DIA 02/07 (Domingo)

06:00 - Alvorada com queima de fogos no Palco Largo da Lapinha.

07:00 - Organização do Cortejo Cívico na Lapinha

08:00 - Cerimônia Cívica: Hasteamento das Bandeiras por Autoridades, com a execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Marinha do Brasil.

08:10 - Colocação de Flores, pelas autoridades presentes, no monumento ao General Labatut.

l Entrega dos Carros Emblemáticos dos Caboclos

l Execução do Hino ao 2 de Julho pela Banda de Música da Marinha do Brasil.

09:00 - Início do Cortejo Cívico do 2 de Julho - Participação do Museu Vivo na Cidade, Caboclos de Itaparica, Fanfarras Municipais, Estaduais e da Região Metropolitana de Salvador, Grupos Populares e Concurso de Fachadas Decoradas no percurso do desfile cívico.

l Homenagem aos Heróis da Independência: breve parada em frente ao Convento da Soledade.

l Homenagem da Ordem Terceira do Carmo: breve parada em frente a Ordem, para pronunciamento de um membro da Instituição.

l Homenagem da Irmandade de Nossa Senhora do rosário dos Pretos: breve parada em frente a Igreja.

11:30 - Recolhimento dos Carros Emblemáticos dos Caboclos nos Carramanchões da Praça Thomé de Souza.

13:30 - Organização do Cortejo Cívico 

14:00 - Início do Cortejo Cívico. 

l Breve parada em frente ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.

14:30 - Concurso de Fanfarras e Balizas, na Avenida Sete de Setembro.

15:00 - Cerimônia Cívica no 2º Distrito Naval

16:30 - Cerimônias Cívicas no Campo Grande 

l Chegada dos Carros dos Caboclos

l Hasteamento das Bandeiras por Autoridades 

l Execução do Hino Nacional pelas Bandas de Música da Marinha, Exército e Aeronáutica

l Colocação de Coroas de Flores no Monumento ao 2 de Julho pelas autoridades presentes;

l Acendimento da Pira do Fogo Simbólico pela nadadora paratleta Verônica Almeida;

l Execução do Hino ao 2 de Julho: Coral da PM/BA com acompanhamento da Banda de Música Wanderley da Polícia Militar da Bahia;

17:30 às 21h30 - Encontro de Filarmônicas com Maestro Fred Dantas - participação das Filarmônicas da Guarda Municipal, João Mendes (Canarana), Lyra dos Artistas (Santo Amaro), Ferroviários Bonfinenses (Senhor do Bonfim), Oficina de Frevos e Dobrados, Braúlio Pimentel (Alagoas). 

19:00 às 21:00 - Show Especial Sambaqui, no Palco Praça Visconde de Cairu - BaianaSystem convida: Lazzo Matumbi, Raquel Reis, Claúdia Manzo, Liz Reis, Elivan Conceição, Caboclos de Itaparica, Afrosinfônica e Valdal.

DIA 03/07 (Segunda-feira)

17:00 às 18:30 - Show do Cantor Gerônimo em Homenagem ao 2 de Julho, no Palco Campo Grande. 

19:00 às 21h00 - Baile da Independência com Orquestra do Maestro Fred Dantas e convidados, no Palco Campo Grande. 

DIA 04/07 (Terça-feira)

19:00 às 21:00 - Show Amado Caymmi - Homenagem a Jorge Amado e Dorival Caymmi, com Alice Caymmi, Márcia Short, Will Carvalho e Elane Fernandes, no Palco Campo Grande.

DIA 05/07 (Quarta-feira)

18:00 - Volta da Cabocla - Retorno dos Carros dos Caboclos do Campo Grande para o Pavilhão da Lapinha com a participação da Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô. 

19:00 - Show com Banda Ofá e Convidados das Nações Congo Angola, no Palco Lapinha. 

De 05 A 07/07 

13H - IV Jornada do Patrimônio Cultural de Salvador - 200 Anos de Independência, no Teatro Gregório de Mattos.

De 06 a 09/07 - Festa de Labatut, no Final de Linha de Pirajá.

Dia 06/07 

18:00 às 22:00 - Cruzada Evangélica

l De 07 a 09/07

19:00 às 23:00 - Apresentações Artísticas e Shows Musicais no Final de Linha de Pirajá. 

DIA 07/07 (Sexta-feira)

19:00 às 21:00 - Apresentação do Espetáculo A Resistência Cabocla com Bando de Teatro Olodum e Convidados - Homenagem ao Bicentenário da Independência, no Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360 para comunidade local. 

De 10 A 14/07 - Projeto Especial Bicentenário nas Escolas 

10:00 e 14:00 - Apresentação do Espetáculo A Resistência Cabocla om Bando de Teatro Olodum e Convidados - Homenagem ao Bicentenário da Independência, no Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360 para alunos da Rede Municipal de Ensino.

DIA 25/07 (Terça-feira)

9:00 - Entrega do Monumento em Homenagem a Maria Felipa feito pela artista Nádia Taquary, na Praça Visconde de Cairu, no Comércio. 

l Entrega do Memorial 2 de Julho - data a confirmar

Publicações relacionadas