Anvisa recomenda suspensão definitiva da temporada de cruzeiros | A TARDE
Atarde > Brasil

Anvisa recomenda suspensão definitiva da temporada de cruzeiros

Ao todo, as embarcações que operaram no país registraram 1.177 casos entre tripulantes e passageiros

Publicado quarta-feira, 12 de janeiro de 2022 às 19:57 h | Atualizado em 12/01/2022, 20:06 | Autor: Da Redação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou ao Ministério da Saúde e à Casa Civil da Presidência da República a suspensão definitiva da temporada de navios de cruzeiro no Brasil.

Segundo a Anvisa, a recomendação foi encaminhada na tarde desta quarta-feira, 12, e visa garantir a proteção da saúde da população.

Na nota técnica a Agência descreve o número total de casos, por embarcação. Ao todo foram 1.177 casos entre tripulantes e passageiros.

O documento encaminhado foi concluído nesta terça-feira, 11, e contém a apresentação do cenário epidemiológico de Covid-19 nas embarcações de cruzeiro que operam a temporada 2021-2022, incluindo as intercorrências ocorridas, por embarcação, desde o início de suas operações em território nacional.

"Portanto, o cenário atual é desfavorável à continuidade das operações dos navios de cruzeiro. Nesse sentido, com fundamento no princípio da precaução e a partir de todos os dados disponíveis, essa área técnica recomenda a suspensão definitiva da temporada de navios de cruzeiro no Brasil, como ação necessária à proteção da saúde da população", diz trecho da nota técnica.

Após aumento de casos de Covid-19, a Anvisa recomendou a suspensão temporária de navios de cruzeiro, preventivamente, até que houvesse mais dados disponíveis para avaliação do cenário epidemiológico.

Em agosto de 2021, a Anvisa se manifestou contrária à retomada da temporada de navios de cruzeiro no Brasil. Em outubro, uma portaria do Ministério da Saúde autorizou a operação de navios de cruzeiro a partir de 1° de novembro de 2021.

Publicações relacionadas