ACIDENTE AÉREO
‘O que está acontecendo?’: revelados momentos finais de queda de avião
Gravador de voz da vabine do ATR-72 em Vinhedo registra pergunta do copiloto antes da queda
Por Da Redação
O gravador de voz da cabine do avião ATR-72 da VoePass, que caiu em Vinhedo, interior de São Paulo, na última sexta-feira, 9, capturou o momento em que o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva questionou o piloto Danilo Romano sobre o que estava ocorrendo, ao perceber a perda de sustentação da aeronave. A bordo, estavam 58 passageiros e 4 tripulantes, ninguém sobreviveu.
Na gravação, o copiloto é ouvido perguntando "o que está acontecendo" com o avião, sugerindo que era necessário “dar potência” para tentar estabilizar a aeronave e evitar a queda, mas essa tentativa foi insuficiente para reverter a situação.
Leia também:
>> Caso VoePass: gelo na asa quase fez ATR cair em Salvador em 2013
>> VoePass planeja aumentar quantidade de voos na Bahia; veja novas rotas
>> Após acidente, VoePass troca avião em Salvador e provoca caos
Cerca de um minuto separou a constatação da perda de altitude do impacto final do avião com o solo. Durante esse intervalo, a gravação revela que a tripulação fez tentativas de reação. O áudio termina com gritos e o estrondo do choque da aeronave contra o chão.
As aproximadamente duas horas de transcrição foram realizadas pelo laboratório de leitura e análise de dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa), vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB).
Segundo informações da FAB, a partir das 13h21, a aeronave não respondeu às tentativas de comunicação do Controle de Aproximação de São Paulo, nem declarou emergência ou reportou condições meteorológicas adversas.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes