FOLIA SEM SUSTOS
Maquiagem de Carnaval: dermatologista alerta para os perigos à pele
Especialista dá dicas de como cuidar da pele antes e depois da folia

Carnaval é tempo de brilho, cores, purpurina, fantasias e daquela maquiagem que transforma qualquer folião em uma verdadeira obra-prima digna da corte momesca. Mas cuidado: nem toda maquiagem é amiga da folia! É o que alerta a dermatologista Moema Mignac.
A especialista pontua que exageros ou produtos mal escolhidos podem transformar a diversão em dor de cabeça - ou, pior, em irritação na pele. Para ela, entre glitter, batons e bases coloridas, cuidar da pele é a escolha mais importante desta festa.
“Produtos contendo metais pesados, como óxido de ferro (pó de alumínio), níquel, cromo e chumbo, são comumente encontrados em tintas faciais e maquiagens muito coloridas. Fragrâncias artificiais, presentes em perfumes, sprays de cabelo e maquiagens mais baratas, também podem causar reações", explica a dermatologista.
Ainda segundo Moema, os cuidados não pararam por aí. "Colas para cílios e pedrarias podem provocar alergias, especialmente se contiverem látex e não forem hipoalergênicas. Além disso, álcool e fixadores usados em sprays de cabelo e maquiagem podem causar ardência, coceira no couro cabeludo e, se escorrerem, até queimaduras oculares", completa.

Em outras palavras, sabe aquela paleta de sombras maravilhosas, cheia de tons neons, o batom vibrante ou aquele produtinho de maquiagem mais barato que você está pensando em usar no Carnaval? Pois é: todos eles podem se transformar em um verdadeiro pesadelo para a pele se usados sem cuidado. E não é só isso. “O uso prolongado de maquiagens pesadas pode levar ao que chamamos de acne cosmética e o calor pode levar a lesões como erupções acneiformes e brotoejas”, alerta Moema.
Nem mesmo o glitter, o queridinho da folia, fica de fora da lista de produtos que podem oferecer riscos à pele. Segundo Moema, "maquiagens com glitter e cola podem levar à irritações na pele por conta dos componentes químicos existentes como o látex , cianoacrilato e formaldeído. Essas substâncias também têm capacidade de evaporação podendo gerar danos à mucosa ocular. As partículas de glitter contendo microplásticos podem causar microlesões na pele pelo atrito".

Mas calma! Não há motivo para preocupação. Com alguns cuidados simples, dá para curtir a folia de Momo sem surpresas desagradáveis. A especialista explica que pequenas escolhas fazem toda a diferença para manter a pele protegida durante o Carnaval.
Leia Também:
"Certificar-se da procedência dos produtos e da validade dos produtos, fazer teste de contato prévio aplicando o produto na pele 24 horas antes e observar, usar bons removedores de maquiagem, limpar a pele de forma suave e hidratar logo após", indica Moema Mignac.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




