Da Europa, Bolsonaro tem más notícias: gasolina subirá de novo | A TARDE
Atarde > Colunistas > Levi Vasconcelos

Da Europa, Bolsonaro tem más notícias: gasolina subirá de novo

Publicado quarta-feira, 03 de novembro de 2021 às 06:04 h | Autor: [email protected]
Jair Bolsonaro em visita à Europa: passivo político | Foto: Piero Cruciatti | AFP
Jair Bolsonaro em visita à Europa: passivo político | Foto: Piero Cruciatti | AFP -

Disse Bolsonaro na Europa que o Brasil ‘é parte da solução do clima e não do problema’. Eis a questão: o mundo inteiro está pensando exatamente o oposto, a Amazônia virou um pulmão do planeta e lá o desmatamento galopa agora como nunca visto antes.

Na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP26, que se realiza na Itália, o mundo diz que ou tomamos as rédeas para conter a destruição ou estamos nos suicidando, matando o planeta. Entre agosto de 2020 e julho deste ano foram 10.476 km² desmatados, 57% a mais que no ano anterior, a maior área desde 2010. O presidente fala uma coisa, mas a sensação é a de que acontece o oposto, com apoio dele.

Protestos — Na Europa, ressalte-se, Bolsonaro deixou de ir à conferência da ONU, os seguranças dele espancaram jornalistas, ele deixou de cumprir funções de chefe de estado, como encontros bilaterais, e foi atender a apoiadores de lá.

Noutra postagem, ele falou o pior: ‘soube’ que dentro de 20 dias a Petrobras vai anunciar novo aumento no preço dos combustíveis. E dita a solução, na visão dele: vender a Petrobras.

Óbvio que, nem que ele queira, a Petrobras seria vendida até as eleições. E aí entra outro ponto chave da questão: se com 11 reajustes já feitos este ano, a inflação disparando, o povão nas ruas protestando, ele aguenta... Ele já acumula largo passivo político, esse aí, historicamente, é letal.

Como peixe fora d’água

Rui Costa voltou do exterior implementando a agenda da correria. Segunda, Dia de Todos os Santos, fez um périplo pelo Recôncavo que incluiu São Miguel das Matas e Santo Antonio de Jesus.

Em São Miguel, o prefeito Valderlino Santos, o Baleia (PSDB), não compareceu. Em Santo Antonio de Jesus, Genival Deolino (PSDB), do mesmo partido dele, foi.

Diziam lá que em matéria de civilidade Baleia está como peixe fora d’água.

Ottinho, o rejuvenescimento

Aliás, na visita a Santo Antonio de Jesus, chamou muito a atenção de alguns presentes a proximidade, intensa e descontraída, entre o deputado federal Otto Alencar Filho (PSD), o Ottinho, e o secretário Luis Caetano (Relações Institucionais).

Isso animou algumas especulações. Diziam que Ottinho cai bem numa chapa com Jaques Wagner. Até para dar a rejuvenescida que dizem precisar para encarar o ‘novo’ ACM Neto.

Sem respeito aos finados

As reverências aos mortos no Cemitério de Periperi acabou mais cedo. Uma da tarde, expediente encerrado. Não, não foi a Covid, lá é a bandidagem mesmo que tomou conta do pedaço e governa o lugar.

J. B. M., morador da área, conta que de uns três ano para cá a coisa só faz piorar ‘e agora degringolou, o cemitério só abriu enquanto tinha polícia para dar segurança. Depois, ficamos entregues à própria sorte’.

STF adia mais uma vez a velha pendenga da Alba

Lembra aquela hístória da ADPF 362, em que Estado e Assembleia Legislativa querem anular o pedido de alinhamento de salários feitos por 400 servidores da Assembleia para alinhar todos, em 102%, o reajuste concedido por Eliel Martins, presidente da Casa em 1991?

No julgamento online, nove ministros do STF já tinham votado contra, só faltavam Luiz Fux, o presidente, e Celso de Mello, que se aposentou. Mas na sessão para finalizar o caso, semana passada, novo encaminhamento: terá que ser presencial e não virtual.

A tendência é que os ministros mantenham os votos, mas pode ser que mudem. Seja como for, equivale a dizer que os servidores e os advogados da causa ganham mais um tempo.

REGISTROS

Protocolos de Finados

Frederico Fontanelli Vaz, coordenador do curso de medicina veterinária da Anhanguera, São Paulo, médico-veterinário, faz um alerta nos dias seguintes ao de Finados. Vasos de flores deixados em túmulos podem virar criatórios do Aedes. Ou seja, lembrar dos nossos entes queridos que se foram é saudável, mas também há protocolos.

Memória do gringo

Grear Patterson, cineasta norte-americano, abre hoje (17h), no Mercado Cultural de Lençóis, a exposição de arte Memórias do Brasil. Ele tem ligações com a Chapada Diamantina por conta de familiares nascidos lá.

Santa Dulce 1

Boa Vista do Tupim também aposta na criação do turismo religioso. No sábado, o prefeito Helder Lopes Campos, o Dinho (PSDB), assinou ordem de serviço para início das obras do Santuário de Santa Dulce dos Pobres, no valor de mais de R$ 533 mil.

Santa Dulce 2

Aliás, dois anos depois de canonizada, o fã-clube de Irmã Dulce só cresce. Em Malhador, Sergipe, o prefeito Francisco de Assis Araújo Júnior, o Assisinho (PL), resolveu fazer um santuário e começou doando um mês do próprio salário.

Publicações relacionadas