E Salvador virou palanque para os presidenciáveis. Mas tudo em paz | A TARDE
Atarde > Colunistas > Levi Vasconcelos

E Salvador virou palanque para os presidenciáveis. Mas tudo em paz

Lula e Bolsonaro estiveram em Salvador durante o 2 de Julho

Publicado domingo, 03 de julho de 2022 às 00:08 h | Autor: Levi Vasconcelos
Pelo tamanho do simbolismo, estranhamente não houve nenhum canal aberto transmitindo o desfile
Pelo tamanho do simbolismo, estranhamente não houve nenhum canal aberto transmitindo o desfile -

Conforme o previsto, o 2 de Julho de 2022, quando a Bahia completou 199 anos que expurgou os portugueses, virou um  grande palanque nacional congregando os principais presidenciáveis que vão virar candidatos daqui a um mês O bom é que foi tudo em paz.

Aliás, pelo tamanho do simbolismo, estranhamente não houve nenhum canal aberto transmitindo o desfile. 

E no tempero, ainda apareceu a repórter da CNN chamando Rui Costa de Rui Castro. E também com Bolsonaro na motociata na Barra ajudando a esvaziar um pouco o desfile. Mas a volta da mais popular festa cívica baiana matou as saudades sem perder o encanto. Cada um deu o recado que quis.

Tititi —Mas ainda evocando as mídias, ou mais especificamente as redes sociais, convenhamos, Bolsonaro saiu ganhando. As motociatas em Feira de Santana e Salvador renderam belas imagens. O time de Lula  preferiu ater-se a rápida passagem dele no 2 de Julho e ao ato na Fonte Nova, com plateia a favor,  algo mais rotineiro.

Seja como for, no embalo do caboclo também estavam Ciro Gomes do PDT que até começou a andar com Neto, mas torceu o pé (literalmente).  E Simone Tebet, senadora do  Mato Grosso e presidenciável do MDB, até andou com  ACM Neto. Mas é uma ilustre desconhecida.

Nos links baianos o cenário se configurou  assim: Bolsonaro com João Roma na garupa (literalmente), Lula falando para o público interno do PT tentando puxar Jerônimo, Ciro Gomes do tamainho  em que está nas pesquisas, em terceiro, mas muitas vezes abaixo de dois dígitos, ACM Neto em carreira solo achando que passa por cima de Bolsonaro, Lula e afins.

E a lagosta está sumindo? Os pescadores dizem que parece

Pescadores de lagosta em Ilhéus dizem que há algo ainda não explicado acontecendo na costa baiana. Há pelo menos quatro anos nesta época, entre o fim do verão e o início do inverno (o outono) tradicionalmente a mais propícia para a pesca da lagosta, o crustáceo está sumindo.

Um deles, Edésio de Jesus, 51 anos de idade, há mais de 30 no ramo, diz que o caso precisa ser estudado.

— Essa área aqui da costa nas cercanias de Ilhéus, águas mais rasas, é preferencial. O problema é que dezenas de barcos do Ceará vêm para cá, cada um com mil manzuás. Não tem mar que aguente.

É um caso a ser olhado. Em meados de junho o Ibama apreendeu em Fortaleza 249,5 toneladas de lagosta pescadas irregularmente.

De volta ao velho palco

M.D.F, 24 anos, prostituta no centro histórico de Salvador, estava ontem na Lapinha felicíssima com a volta do 2 de julho como nos velhos tempos, festa que ela frequenta desde os 16 anos.

— É um momento em que a gente se sente verdadeiramente cidadã brasileira, me sinto igual, o que normalmente não acontece.

As colegas aplaudiram.

Roberta Caires, direto de Porto Seguro a Salvador

Em 2020 Roberta Caires, ex-diretora do Codecon da Prefeitura de Salvador na gestão de ACM Neto, protagonizou um episódio curioso. Ela se elegeu vereadora em Salvador com 7.090 votos pelo Patriotas e o marido Paulinho Tô a Tôa, empresário do turismo em Porto Seguro, pelo PL, no rastro do prefeito Jânio Natal.

Um lá, outro cá, o grande teste não deu certo. Em janeiro eles anunciaram o descasamento, mas Paulinho (e Jânio) apoia ela na pretensão de eleger-se deputada federal, homenagem ao filho de nove anos.

Ela é ligada ao movimento de mulheres.

POLÍTICA COM VATAPÁ

Lembrete

Golpe de 64. A ditadura militar instalou-se, os ‘inimigos do regime’ começaram a ser caçados e cassados. Na 6ª RM, o general Mendes Pereira incluiu no ‘listão’ baiano o deputado Raimundo Reis.

Protestos gerais. Raimundo não merecia, colegas rumaram para o Quartel da Mouraria a fim de convencer o general do equívoco.

— General, ninguém leva Raimundo  a sério...

—Mas eu levo! Ele se  gaba que é amigo de Fidel Castro!

Após muita conversa o general cedeu, sob condições: os líderes de todos os partidos teriam que fazer pronunciamentos na Assembleia dizendo que Raimundo era irresponsável e indigno de credibilidade.

Acordo fechado, o líder do PTB desceu o porrete, o da UDN também, chegou a vez de Clodoaldo Campos, do PSD, a encarnação da moderação.

— Colegas, o Raimundo é um meninão. Eu confio nele cegamente e acho que aqui todo mundo confia.

Ficou nessa conversa mole, Raimundo impaciente,  mandou o bilhete para Clodoaldo:

‘Nobre líder. Não se esqueça que é pra me esculhambar’.

Publicações relacionadas