O xis da questão no furdunço a chapa governista é Leão | A TARDE
Atarde > Colunistas > Levi Vasconcelos

O xis da questão no furdunço a chapa governista é Leão

Publicado quarta-feira, 09 de março de 2022 às 06:04 h | Autor: [email protected]

Um jornalista amigo, amante da música e da política, que não quis se identificar para não melindrar as suas conexões petistas, pinçou do baú a música Leão Ferido, de Biafra e Danto, para encaixar no cenário político. Veja os versos finais.

Eu não gosto  

De me ver assim

Mas não tem solução

A verdade dói

Demais em mim

Solidão

Tenho que ser bandido

Tenho que ser cruel

Um leão ferido. Feroz!

Sou um herói vencido

Anjo que fere o céu

Grito de amor sumindo

Na voz! E nós, onde?

A letra, ressalva ele, calhou para a situação em que ficou João Leão, o vice-governador e presidente do PP,  com o anúncio da chapa feita por Jaques Wagner: o PT na cabeça, Otto no Senado e o PP indica deixa Leão fora, que já é vice reeleito e não pode ser mais.

Em Brasília — E é aí que a porca torce o rabo. Deputados do PP dizem que todas as tratativas para a arrumação do time focando a peleja 2022 incluía Leão no jogo. E ele até topou ser governador nove meses, segundo o próprio, ‘o justo tempo de uma gestação’, caso em que Rui iria para o Senado e Otto para o governo. Só soube da nova situação pela imprensa.

Rui Costa fez um apelo ontem para manter a unidade da base. É o desafio. O PT, voltando ao velho costume de achar que o mundo gira em torno dele e esquece o resto, nem tchum. Briga para ver quem é o candidato. ACM Neto agradece.

Roma, difícil terceira via

Arlindo Oliveira, de Lauro de Freitas, pergunta: qual a chance de João Roma virar a terceira via na briga estadual?

Prezado, a nosso ver, um difícil que nas circunstâncias atuais mais parece impossível. Não tem o apoio do Republicanos, pelo qual se elegeu deputado federal, vai mudar para o PL sem empolgação do novo partido e agora no fim deste mês, quando ele sairá do Ministério da Cidadania, fica só com Bolsonaro, que só conta com ele.

Leo na Alba e  Geílson cai

A saída de Leo Prates da Secretaria de Saúde de Salvador no dia 30 vai fazer uma baixa na representação de Feira de Santana. O deputado Carlos Geílson (PSDB), primeiro suplente, cai porque Leo é o deputado estadual titular.

Em 2018, Geílson era deputado, perdeu a reeleição, mudou para o lado de Rui Costa, se arrependeu, em 2020 voltou apoiando Colbert Martins (MDB) para prefeito tendo como prêmio o mandato. Palavra cumprida.

Conversas de cá no Planalto

 ACM Neto foi a Brasília. Dizem que a agenda dele incluiu conversas com o presidente nacional do PP,  0 partido de João Leão, por acaso, o deputado federal baiano Cláudio Cajado.

João Leão também está em Brasília. Na agenda, uma conversa com Ciro Nogueira, senador e presidente licenciado, hoje ministro da Casa Civil. A expectativa também é de um encontro com Lula.

Em todos os casos, o assunto é a política baiana.

Na banda de Neto, já é certo que vai sobrar gente

ACM Neto está esperando o furdunço governista passar para ver se lhe sobra alguma fatia. Se sim, com a chegada de um João Leão, coisa que os aliados dele mais gostariam de ver (alguns, não de agora), ampliaria o seu leque de opções numa situação que já pode causar insatisfações. Hoje ele tem uma vaga de senador e de vice e três candidatos, o deputado federal Félix Mendonça, do PDT, Marcelo Nilo, que rompeu com o governo, e Zé Ronaldo, ex-prefeito de Feira de Santana que em 2018 renunciou para disputar o governo.

Só nisso aí, um já vai sobrar. Se Leão chegar, dois. Hoje, já se diz que seja lá quem for o descartado, vai espernear. Dois, seria esperneio dobrado. Ou não, quem sabe?

REGISTROS

Mulheres Notáveis

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela vereadora Ireuda Silva (Republicanos), realiza nesta sexta (18h) no Centro de Cultura, a primeira edição do Prêmio Mulher Notável. A lista tem 24 homenageadas, entre elas a produtora Lícia Fábio, a guarda municipal Elma Santana, a deputada carioca Tia Ju, a Major PM Tereza Raquel e a pastora Paula Oliveira.

Terra treme

O Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) mediu as magnitudes preliminares dos abalos variando entre 1.3 e 2.5 mR. No povoado de Jabuticaba, os moradores dizem que sentiram.

Em Portugal

Jânio Natal (PL), prefeito de Porto Seguro, está embarcando no fim de semana para Lisboa. Vai participar da 32ª Feira Internacional de Turismo, ou Bolsa de Turismo de Lisboa, um dos eventos do setor mais importantes do planeta.

Ciúme político

Flavielle de Sá (Republicanos), vice prefeito de Belmonte, pediu demissão da Secretaria de Infraestrutura e rompeu com o prefeito Bebeto Gama (PP). Dizem que foi ciúme: estava aparecendo mais que o prefeito.

Publicações relacionadas