Rui dispara obras, oposição corre atrás dos respiradores. É 2022 aí | A TARDE
Atarde > Colunistas > Levi Vasconcelos

Rui dispara obras, oposição corre atrás dos respiradores. É 2022 aí

Publicado quinta-feira, 25 de novembro de 2021 às 06:03 h | Autor: [email protected]
Rui Costa ajeitou o cofre e está mais correria do que nunca nos quatro cantos da Bahia despachando ordens de serviço para obras | Foto: Alberto Coutinho | Gov-BA
Rui Costa ajeitou o cofre e está mais correria do que nunca nos quatro cantos da Bahia despachando ordens de serviço para obras | Foto: Alberto Coutinho | Gov-BA -

Sabe-se lá se teremos Carnaval, mas no jogo político a folia corre como no velhíssimo normal dos anos pré-eleitorais. Todo mundo de olho nos desdobramentos federais, mas fazendo o seu jogo por cá, em todos os lados.

Deputados estaduais da oposição, entre eles Sandro Régis (DEM), o líder da bancada na Assembleia, e Paulo Câmara (PSDB), foram esta semana a Natal ver a CPI lá que investiga o caso dos respiradores, aquele da empresa que levou R$ 40 milhões, nada entregou e nem devolveu o dinheiro.

O foco é claro. Foram buscar munição para tentar atingir Rui Costa no caso dos respiradores, que junto com a segurança, onde as estatísticas desfavorecem o governo, formam a base do discurso oposicionista.

Nelu — Óbvio que Rui Costa não assiste a tudo de braços cruzados, muito pelo contrário, ele se organizou para o momento muito bem armado. Ajeitou o cofre e está mais correria do que nunca nos quatro cantos da Bahia despachando ordens de serviço para obras.

O sonho de Neto é estadualizar a campanha, descolar da federal, já que, em 2006, o avô dele, ACM, federalizou a peleja atacando Lula e perdeu. Na Assembleia, o deputado Carlos Geílson (PSDB), aliado dele, brincava a alto e bom som:

— O ideal é a chapa Nelu. Neto e Lula!

Jaques Wagner e Rui Costa, que já têm Lula como aliado top, querem mais é federalizar.

Bolsonaro no PL, João Roma na ponga. Fica pior para Neto

Vítor Bonfim, que ao lado de Reinaldo Braga, o que pegou a suplência da vaga de João Isidório, forma a dupla de deputados estaduais baianos do PL, diz que ainda está indeciso, mas avalia que para o partido foi bom na medida em que amplia as perspectivas dos quatro deputados federais do partido.

São eles Zé Rocha, Jonga Bacelar, Abílio Santana e Raimundo Costa, os dois primeiros eleitos pelo partido, e os dois últimos agregados, Abílio se elegeu pelo PHS e Raimundo pelo PRP.

— O cenário ainda é confuso. Vamos deixar as coisas clarearem mais.

Já Reinaldo Braga, que é pai do prefeito de Irecê, Reinaldo Filho, que é do DEM e aliado de ACM Neto, diz que fica com a bancada governista.

Dizem que Bolsonaro se filia ao PL dia 30 e com ele vai João Roma, candidato ao governo. Mas no balanço final ACM Neto perde mais. Roma tira mais voto dele.

Eleição da OAB sem surpresa

Os primeiros resultados das eleições na OAB-Ba, dando Daniela Borges (46,4%) em primeiro, Ana Patrícia (37,81%) em segundo, Dinailton Oliveira (4,94%) em terceiro e Ricardo Nogueira (3,43%) em quarto, batem exatamente o que se previu, disputa polarizada entre as duas mulheres com leve favoritismo de Daniela.

No interior tem 42 representações regionais. Dizem que Daniela teve o apoio de 32 das diretorias atuais.

No Campo Grande, um Feliz Natal, com ressalvas

Ficou bonita e atraente a Vila de Natal inaugurada anteontem por Bruno Reis (DEM), prefeito de Salvador, no Campo Grande. Puxa o astral da cidade para cima, e no discurso inaugural, ele fez questão de ressaltar os efeitos nefastos da pandemia para defender a necessidade de vacinação ante uma pequena multidão, mas entre os moradores das cercanias, que inclui Canela e Vitória, começou a temporada de problemas extras que vai até o Carnaval, o tráfego engarrafado.

A Prefeitura abre vagas de estacionamento onde normalmente não existe. Gustavo Mendes, morador da Vitória, acha que vale o preço.

— Isso aqui é o coração da capital. Causa transtornos sim, mas é bem melhor que esquecer.

REGISTROS

Leiturinha no Aristides

O Hospital Aristides Maltez (HAM), maior referência em câncer da Bahia, inaugura hoje (8h) novo espaço de leitura na brinquedoteca, no serviço de Oncologia Pediátrica. Faz parte do projeto Leiturinhas no Hospital e conta com um acervo de 850 novos livros. entre romances, quadrinhos, contos e títulos infanto-juvenis, além de 60 jogos e brinquedos.

Em Praia do Forte

Praia do Forte, uma das cerejas do turismo baiano, vai consolidando a volta do velho normal. Realiza de hoje até o dia 5° Festival de Cultura e Gastronomia Tempero no Forte, tendo como destaque a pimenta. O Morro de São Paulo também já fez e foi sucesso.

Em Tijuaçu

Já em Tijuaçu, povoado de Senhor do Bonfim, a semana começou em clima de comoção com algo nunca visto. José Hamilton, velho e conhecido morador, o Sêo Milton, ia andando no meio da praça e de repente caiu. Quando foi atendido, já estava morto.

Juventude rural

Tramita na Alba projeto do deputado Laerte do Vando (PSC) que institui o 15 de julho como Dia da Juventude Rural, Ele diz que no sul do país isso já é normal.

Publicações relacionadas