A potência da Bahia que ainda vamos aproveitar | A TARDE
Atarde > Colunistas > Made In Bahia

A potência da Bahia que ainda vamos aproveitar

Publicado terça-feira, 16 de novembro de 2021 às 09:30 h | Atualizado em 16/11/2021, 09:32 | Autor: Ludovic Moullin
Ludovic Moullin - Diretor do Centro de Convenções Salvador
Ludovic Moullin - Diretor do Centro de Convenções Salvador -

Chegamos à Bahia em dezembro de 2019, com a expectativa de um ano incrível. A gente vinha de 13 anos de investimentos e operações bem-sucedidas no Sudeste, inclusive com o fornecimento de infraestruturas temporárias e serviços para os maiores eventos internacionais que aconteceram no país, como as Olímpiadas e a Copa do Mundo. Expandir nossa atuação para o Nordeste era estratégico para os negócios.

Digo isso porque não se trata só de escolher um local para gerir o espaço. A GL Events, multinacional francesa que opera mais de 50 equipamentos pelo mundo, trabalha para qualificar os destinos em que atua. E enxergou o potencial de Salvador, uma cidade que tem enorme potencial para atrair turistas e eventos de diversos formatos, de shows à congressos.

Nosso interesse aqui é ajudar a desenvolver Salvador, em parceria com o trade turístico e os órgãos públicos da Bahia, para que a cidade possa se candidatar a receber congressos e feiras nacionais e internacionais; fomentar o turismo de negócios e a cadeia econômica local. Queremos alavancar o potencial do destino, em especial, através do turismo de negócios que atrai pessoas de outros estados e países e garante à cidade 75% dos recursos, por meio dos gastos de turistas com transporte, rede hoteleira, serviços e comércio - sem contar os impostos. Gosto sempre de lembrar que este é um tipo de público que gasta, em média, três vezes mais do que o turista que viaja a lazer, segundo dados do Ministério do Turismo.

Nossos espaços são altamente versáteis, capazes de acomodar os mais diversos tipos de eventos. Além disso, a localização estratégica do CCS permite fácil acesso ao aeroporto, aos hotéis da cidade e ao Centro Histórico, Patrimônio Cultural da Humanidade. Outro diferencial que podemos citar é a área externa com vista para o mar. Não temos um outro equipamento no Brasil deste tamanho e com todas essas características.

O que nos deixa otimista é a demanda, que já acompanha a retomada das atividades econômicas, a exemplo do que ocorre no exterior. Criamos estúdios para produtos diferenciados de e-sport, eventos corporativos e de entretenimento à distância, já realizamos algumas agendas locais e mantemos firme a ideia de colocar Salvador no Topo 3 do Brasil, seguindo o eixo Rio-São Paulo. Nossas equipes comerciais dos escritórios em Nova York, Londres e Xangai inclusive já voltaram a trabalhar proativamente na captação de eventos de negócios, visto que esse segmento precisa de tempo e previsibilidade para sua estruturação.

Temos muito a fazer daqui para frente. A história que queremos escrever com Salvador ainda tem um enorme potencial de sucesso.

Publicações relacionadas