Junior Achievement e o desenvolvimento dos jovens baianos | A TARDE
Atarde > Colunistas > Made In Bahia

Junior Achievement e o desenvolvimento dos jovens baianos

Publicado terça-feira, 17 de agosto de 2021 às 06:02 h | Autor: Da Redação
Cezar Almeida, presidente da Junior Achievement Bahia
Cezar Almeida, presidente da Junior Achievement Bahia -

Oatual cenário socioeconômico de nosso estado impõe a união de inconformados para criarmos oportunidades à vida de milhares de jovens baianos. As condições de vida que podem ser transformadas pela educação, que desde o início da pandemia sofreu um verdadeiro apagão na Bahia, requerem um esforço coletivo para recuperar o tempo perdido.

A Junior Achievement (JA) é uma das maiores organizações sociais sem fins lucrativos incentivadora de jovens do mundo. Acreditamos no investimento em formação pessoal e profissional, fomentando o empreendedorismo e a inovação na juventude. Contamos com o apoio da iniciativa privada e de voluntários para levar conhecimento e preparação para a vida e o mercado de trabalho a alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas em nosso estado. Até agora, mais de cinco milhões de pessoas no Brasil já passaram pelos nossos programas. Na Bahia, são mais de 75 mil beneficiados, quatro mil voluntários, 460 escolas públicas apoiadas e mais de 30 empresas parceiras.

Implementamos o futuro através de programas como o Miniempresa, em que os alunos criam sua própria empresa do zero; o InnovationCamp, em que aprendem sobre empreendedorismo, design thinking, dentre outros; o Mulheres Empreendedoras, para desenvolver o espírito empreendedor em mulheres de 18 a 24 anos; Meu Dinheiro, Meu Negócio, sobre educação financeira; e outras dezenas de soluções em prol do desenvolvimento econômico e do espírito empreendedor nos jovens.

As oportunidades devem ser estimuladas para todos, e por isso conseguimos atrair pelo menos 50% de mulheres inscritas em nossos cursos, que têm, em média, uma taxa total de alunos que concluem em torno de 70% a 80% dos matriculados. Este é um ótimo indicador que demonstra o feedback positivo sobre o interesse dos estudantes pelos programas. Os jovens querem e precisam de nosso apoio, este é o recado.

Neste momento, quatro projetos estão em andamento e a previsão é reunir mais de 200 inscritos. A meta para este ano é alcançarmos 10 mil jovens, mas essa entrega de valor à sociedade só é possível através da interligação de atores em prol desta causa. Você pode ajudar se voluntariando, repassando o que aprendeu, ou patrocinando projetos, por exemplo. Nosso futuro (a juventude) precisa do nosso esforço para ter oportunidade de ajudar a construir um estado melhor. Vamos nessa, apoie a Junior Achievement e nos ajude a desenvolver o empreendedorismo e o protagonismo dos jovens na Bahia. Podemos criar uma geração de novos empreendedores “Made in Bahia”, e isso só depende de nós.

Made in Bahia - Publicada às terças-feiras, a coluna traz relatos de empresários baianos

Publicações relacionadas