Uma empresa a serviço dos baianos | A TARDE
Atarde > Colunistas > Made In Bahia

Uma empresa a serviço dos baianos

Publicado terça-feira, 10 de agosto de 2021 às 06:01 h | Atualizado em 10/08/2021, 08:49 | Autor: Da Redação
João de Mello Leitão, presidente do Grupo A TARDE | Foto: Shirley Stolze | Ag A TARDE | 7.7.2021
João de Mello Leitão, presidente do Grupo A TARDE | Foto: Shirley Stolze | Ag A TARDE | 7.7.2021 -

Em outubro próximo, A TARDE completa 109 anos de presença ininterrupta na rotina dos baianos. Ao longo de todo esse tempo, a postura de protagonismo e apoio às grandes causas do estado e sua população tem incluído também a proximidade com o setor produtivo e a valorização da economia e do empresariado locais. Conduta essa traduzida, entre tantas ações, na veiculação desta coluna Made in Bahia, que agora em agosto completa um ano dando voz aos empreendedores e divulgando os produtos baianos, nas áreas mais diversas.

A receita da longevidade do jornal centenário - depois transformado em grupo que reúne portal, rádio e um segundo veículo impresso, de perfil popular - começa pelo legado deixado por seu fundador, Ernesto Simões Filho, um dos mais importantes nomes da história da imprensa da Bahia e do Brasil. Desde os primórdios ele optou pelo caminho da inovação e do espírito combativo em defesa do povo baiano, premissa que alimenta e inspira a produção jornalística e o trabalho permanente de renovação de todos os setores da empresa. A ampliação e aprimoramento de conteúdos produzidos por nosso time para as várias plataformas do Grupo e a instituição de parcerias com colaboradores externos trazem mais análise, pluralidade e dão novo fôlego aos produtos.

É graças a essa confluência de iniciativas que A TARDE vem atravessando e superando sucessivas crises impostas pelo cenário econômico e, mais recentemente, pela pandemia de Covid-19. O Grupo também resgata projetos importantes de sua trajetória, em versões remodeladas, entre eles o projeto A TARDE Educação e o caderno Municípios. Com o primeiro confirma a missão de emprestar, como importante veículo de comunicação, força e voz à educação como instrumento de inclusão, desenvolvimento e mudança, não apenas por meio de oferta de conteúdos, como também no fomento à formação de senso crítico entre estudantes e professores dos municípios e do Estado. Com o caderno Municípios, conteúdo mensal e temático, reforça o movimento de interiorização e aproximação com prefeituras e cidadãos de toda a Bahia.

Não à toa A TARDE retoma a liderança em circulação no Nordeste, o que inspira a atual campanha de divulgação puxada pelo mote histórico e mais do que nunca atual: "Saiu no A TARDE é verdade". Dos 44 jornais apurados pelo IVC (Instituto Verificados de Comunicação), A TARDE foi o que mais cresceu, com 90,75% nos últimos 12 meses (julho/2020 a junho/2021), posicionando-se entre os 10 maiores jornais do Brasil. Já o popular Massa! é o terceiro em crescimento no período, com 26,32%, consolidando a liderança em venda avulsa no estado. A rádio A TARDE FM, por sua vez, é a preferida entre os públicos AB acima de 25 anos.

Alinhados às novas tecnologias, também investimos nas plataformas digitais e redes sociais. O Portal A TARDE contabiliza uma média de 13 milhões de visualizações mensais e amplia a oferta de conteúdos exclusivos, atrelados à inovação das multimídias e à interação com o público.

O jornal que nasceu como um sopro de renovação no cenário da comunicação da Bahia e do Brasil hoje prossegue ressignificado como Grupo, a enfrentar um novo tempo. Sempre lastreado na história e tradição que lhe conferem credibilidade, mas com percepção firme e apurada sobre o presente e o futuro. A marca A TARDE é exemplo de profissionalismo na oferta de conteúdo qualificado, relevante e, sobretudo, comprometido com as causas de interesse da Bahia, sendo parte indispensável da vida dos baianos.

*Made in Bahia - Publicada às terças-feiras, a coluna traz relatos de empresários baianos

Publicações relacionadas