O Carrasco - Tempos estranhos | A TARDE
Atarde > Colunistas > O Carrasco

O Carrasco - Tempos estranhos

Publicado segunda-feira, 01 de novembro de 2021 às 06:00 h | Atualizado em 24/01/2022, 10:41 | Autor: Administrator
Os bastidores da política baiana passam por aqui | Imagem: Editoria de Arte A TARDE
Os bastidores da política baiana passam por aqui | Imagem: Editoria de Arte A TARDE -

TEMPOS ESTRANHOS

Rumores ainda não confirmados por nossas altas fontes, dão conta de que o BackTrunk teria feito uma permuta interessantíssima. Reza o comentário (ou a lenda) que ele teria trocado sua amada por um amado. Verdade ou mentira, o fato é que ultimamente teria passado a se chamar BackTrunk da Ladeira da Barra, onde tem sido visto chegar cambaleando de tanto álcool e entorpecentes, num PREVILEGiado prédio em frente ao Yacht Clube da Bahia.

ASSUNTO DA SEMANA

Esta segunda-feira está ainda mais especial para os homens de Porto Seguro. Isso porque, a Câmara Municipal do município aprovou a lei que crava o 1° de novembro como o Dia do Homem. Inclusive, está sendo realizado na cidade o Congresso Nacional de Homens sob o tema "Um novo homem, para um novo tempo". Diante da falta de algo relevante para se discutir na Câmara, voltaríamos então com este "novo tempo" para a guerra dos sexos ou este homem está disposto a viver as mudanças do século 21? Tomara que esta versão proposta não nos leve de volta ao homem das cavernas.

COURO VAI COMER

Gritaria pra lá, gritaria pra cá…! O deputado federal Paulo Magalhães (PSD) andou atirando em um colega parlamentar. Disse que um deputado estadual tem se valido de emendas parlamentares federais para tomar seus prefeitos. No meio das críticas, acusou que já já a Polícia Federal vai deflagrar a Operação “Emenda Faroeste”. O Carrasco está doidinho pra saber quem é o parlamentar federal que está cedendo as emendas e quem é o noviço deputado estadual que, se renegociando delas, está tomando as lideranças de Paulo Magalhães. Uma coisa é certa - e esse carrasco tem certeza: com seu jeito turrão e valente, Paulo não deixará isso barato.

MÃOS PRA CIMA

A ação de alguns que querem ser mais espertos do que outros tem colocado consórcios de obras públicas e consórcios intermunicipais sob suspeita. Segundo informações que chegam a este Carrasco, a julgar pelas condutas destes, não será surpresa se em algum momento eles sofrerem uma ilustre visita de uma Operação Força Tarefa. Estamos atentos!

POÇO FUNDO

Teve um tal lá em Poções que deu um rombo nas contas públicas de quase R$ 3 milhões e que, finalmente, foi pego pelo MP. Afastado após investigações, o chefe de gabinete da Prefeitura estava fazendo traquinagem onde não devia. As despesas dele foram tão grandes que a Justiça também decretou a indisponibilidade de bens. Agora, sem poder ocupar qualquer outra função ou cargo público no município, o rapaz é carta fora do baralho. Aqui se faz, aqui se paga.

APROXIMAÇÃO?

Após voltar de uma visita à cidade de Serrinha, o ministro da Cidadania João Roma deu uma passada em Feira de Santana para almoçar e logo ligou para o prefeito Colbert Martins (MDB). Como Colbert não estava na cidade, o encontro ficou para outro momento. Lembrando que o apoio do prefeito da Princesinha do Sertão para o Governo do Estado já foi declarado que vai ser para ACM Neto.

EM BUSCA DE ESPAÇO

Sem a certeza se vai estar na chapa liderada por ACM Neto (União Brasil), já que legendas como o PSDB, PDT, PL e Republicanos reivindicam presença, o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, sabe que individualmente é o melhor nome para levar Neto para os municípios. Neto, inclusive, já admitiu que precisa mostrar o que fez em Salvador para as cidades da Bahia. José Ronaldo sempre está em todas com ACM Neto nas visitas às lideranças do interior.

ÁS DE OURO

Por falar em vice-governador, o comentário geral entre os políticos da base de ACM Neto (União Brasil) é que o melhor nome seria o de Guilherme Bellintani, atual presidente do Esporte Clube Bahia. Pra quem pensa que ele não seria bem visto, podem tirar o cavalinho da chuva. Uma pessoa muito próxima a Neto, comentou que “tanto ele quanto Bruno Reis acham que a movimentação de Guilherme ao flertar com Rui Costa para tentar se viabilizar candidato a prefeito na eleição de 2020 teria sido um movimento legítimo e que não configuraria traição”. Dito isso, esse Carrasco acha que Guilherme é a melhor opção para a vice, mas só depende de alguns fatores externos, dentre eles a campanha do Esquadrão de Aço no ano que vem. Por fim, o nome de João Gualberto (PSDB), segundo os nossos contatos, seria uma péssima escolha em razão de seu jeito peculiar de tratar as pessoas.

MARTELO BATIDO?

Fontes desse Carrasco no Palácio do Planalto garantem que o presidente Jair Bolsonaro teria chamado o ministro da Cidadania João Roma para uma conversa objetiva. Quis saber de João se ele estaria disposto a lançar seu nome como candidato a governador da Bahia, enfrentando o favoritismo de Acm Neto e protagonismo de Jaques Wagner. “Topo sim Presidente, estou as ordens e sou soldado”, teria afirmado o ministro, segundo fontes. Em contrapartida, ele teria exigido apoio para eleger sua esposa, Roberta Roma, deputada federal, além de voltar ao ministério em caso de reeleição de Bolsonaro. Quem conhece do traçado garante que Roberta teria dificuldades intransponíveis e que sequer teria um partido com chances de eleger um parlamentar. Acm Neto e Jaques Wagner estariam dispostos e vetar a filiação de Roberta nos partidos que compõem cada grupo. Parece que entrou água nos planos do casal.

TENSÃO INTERNA

E o clima no PSB de Itabuna não está dos melhores. Com sua cota e prestígio no partido, o ex-deputado estadual Renato Costa tenta emplacar a esposa no primeiro escalão do governo. Sendo assim, o PSB pode mudar um dos ocupantes do primeiro escalão no governo. O Carrasco tomou conhecimento que a o fato gerou insatisfação nos bastidores da sigla por causa da postura do ex-deputado. É bom lembrar que o PSB tem no primeiro escalão dois cargos, o secretário de agricultura e o presidente da Fundação Marimbeta.

NEO-ARREPENDIDO

O rol de arrependidos em ter votado no presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ganhou um novo nome na Bahia: o ex-deputado federal e prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PSDB). “Ele é um imbecil. Desculpa o termo, os bolsonaristas vão ficar com raiva de mim, mas é verdade. Não tem o que conversar com ele, não sabe nada", afirmou Gualberto publicamente nesta semana.

ÚLTIMO ATO

Em seu último ato como governador em exercício, Adolfo Menezes, em tom jocoso, lamentou que ‘quando começou a esquentar a cadeira, tem que levantar’. Menezes visitou o município de Miguel Calmon, onde anunciou investimento e agradeceu a Rui: “Agradeço a Deus pela iluminação e ao governador Rui Costa pela confiança. Ele foi magnânimo”.

VAMOS DISTRIBUIR?

A decisão dos Estados de congelar o ICMS da gasolina e do Diesel por 90 dias bota agora na roda aqueles que, até então, passam despercebidos diante dessa crise nacional. Com a decisão, os preços não devem cair nos postos e os holofotes voltam-se para Bolsonaro e a Petrobras. Mas e as distribuidoras? Estas, que lucram cada vez mais e bateram recorde de faturamento na pandemia, parecem não fazer parte da cadeia que está desmoronando. Além dos preços altos nas bombas, uma greve de caminhoneiros está anunciada. E agora? Quem mais lucra com essa história toda vai ficar de fora do debate? Está na hora de mirar no alvo certo.

QUEBRA DE BRAÇO

Com a votação da PEC dos precatórios se aproximando, os ânimos de governadores e prefeitos estão ainda mais exaltados. Isso porque, de um lado os governos não querem perder o que dizem ter direito, já que a proposta estabelece limite de pagamento de precatórios. Do outro, as prefeituras querem garantir a renegociação das dívidas com a União. Na Bahia, os prefeitos dormem e acordam fazendo conta e dizendo sim para a PEC, sem esconder a ansiedade para o veredito final.

CADÊ DONA RITA??

Dona Rita Tourinho, a defensora efusiva da moralidade pública na Bahia, criou caso com o acordo entre a prefeitura de Salvador e o Consórcio Parque Urbanos, referente ao terreno onde hoje se encontra o novo Centro de Convenções erguido pela gestão de ACM Neto. Meteu seu bedelho crítico em algo que era legítimo e justo. Mesmo sabendo que Dona Rita não tem competência para intervir em demandas de outros municípios da Bahia, ela deveria pelo menos dar um norte ao nebuloso acordo feito entre a prefeitura de Ilhéus e duas empresas de ônibus. Já ensaiam a abertura de uma CPI contra o prefeito Marão (PSD), para investigar o caso. Enquanto isso, o pobre cidadão ilheense continua à espera da atuação, ainda que colaborativa, da paladina da moralidade e futura pre-candidata à chefia do Ministério Público baiano, afinal de contas o MP é órgão de unicidade e pode, internamente, trocar expertise. O que não se aceita é aquela aberração jurídica feita pelo prefeito Marão continuar irradiando efeito e o dinheiro público sendo torrado indevidamente, enquanto a primeira dama tenta desesperadamente se eleger deputada estadual.

ENQUADRADA

A enquadrada da semana vai para o prefeito eleito no último pleito suplementar na cidade de Firmino Alves, sul da Bahia. O fato, apesar de ocorrido há 15 dias atrás, estava no radar desse Carrasco para melhor apuração sobre sua veracidade. E nessa semana o Carrasco ouviu fontes seguras que apontam ter sido uma tremenda patifaria a jogada do eleito prefeito pelo PSB, Fabiano Sampaio. Esse cidadão recebeu apoio de ACM Neto na reta final da campanha e não durou 15 dias para visitar o governador. “Quero dizer ao povo que estamos aliados ao governador Rui Costa para o melhor do nosso município. Obrigado, governador, por este apoio e acolhida. Iremos caminhar juntos rumo ao progresso da cidade”. Pelo visto esse cidadão tem carreira curta. A traição é um pecado capital. Ah, e Netinho” não perdoa!

Publicações relacionadas