Autogestão se aprende na economia solidária | A TARDE
Atarde > Colunistas > Tempo Presente

Autogestão se aprende na economia solidária

Publicado quinta-feira, 24 de março de 2022 às 06:03 h | Autor: Da Redação, com Miriam Hermes | [email protected]
A Feira de Economia Solidária será realizada no Largo da Mariquita, no bairro do Rio Vermelho, entre esta sexta-feira, 25, e domingo, 27
A Feira de Economia Solidária será realizada no Largo da Mariquita, no bairro do Rio Vermelho, entre esta sexta-feira, 25, e domingo, 27 -

A próxima edição da Feira de Economia Solidária será dedicada às empreendedoras, como forma de incentivo à economia solidária entre as mulheres e a ampliação do faturamento de projetos apoiados por iniciativas orientadas por valores de cidadania e justiça reparadora, tendo como meta uma perspectiva de autogestão.

A feira acontece no Largo da Mariquita, no bairro do Rio Vermelho, entre amanhã e domingo, com a participação de grupos socioprodutivos assistidos pelos centros públicos de economia solidária ligados à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre).

A edição “Especial Mulher” da Feira de Economia Solidária tem a promoção do Cesol Salvador e Instituto Casa da Cidadania em parceria com a Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (Aceb). 

- As feiras realizadas se destacam por seu caráter inclusivo, já que entre as expositoras há mulheres que sofreram violência doméstica, mães de autistas e de crianças com Síndrome de Down, desempregadas e aposentadas que precisam complementar a sua renda, entre outras”, afirmou a coordenadora de Empreendedorismo e Ação Social da Aceb, Anne Cristina Nogueira. 

Empreendimentos - Já a coordenadora de Inovação e Fomento à Economia Solidária da Setre, Mércia Porto Barata, confirmou cerca de 40 empreendimentos da economia solidária na Feira de Economia Solidária "Especial Mulher".

Mércia Porto Barata destacou o caráter coletivo e autogestionário das feiras, passando uma mensagem positiva de uma perspectiva libertária, ao estimular a participação e a solidariedade, tanto entre quem vende quanto no relacionamento com a freguesia.

Eu recebi dois pastores a pedido do presidente [Jair Bolsonaro]. Isso está bem claro. E aí que eu os conheci. Ele pediu para receber uma vez, e eu o fiz, para apresentar a mim, eu recebi normalmente, como eu recebo outros Milton Ribeiro, ministro da Educação, sobre o caso em que foi pego tratando da verba do MEC com pastores,
 

Brumado lidera mineração

O município de Brumado alcançou a liderança na Produção Mineral Baiana Comercializada (PMBC), com 29% de participação, superando Jacobina, na Chapada Diamantina, por dois pontos percentuais. Caetité, também no Sudoeste, vem em terceiro lugar, com 12%, de acordo com dados de fevereiro, divulgados pela equipe de trabalho responsável pelo "Sumário Mineral" da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). O estudo serve como baliza para os gestores tomarem conhecimento das tendências de mercado relacionadas à extração de minério na Bahia.

- O estado da Bahia vem se destacando cada vez mais na produção mineral no Brasil”, destaca o titular em exercício da SDE, Paulo Guimarães.

POUCAS & BOAS

‘Direito de Visibilidade: A cidadania das pessoas LGBTQIA+’ é o tema da sessão científica que acontece hoje, com organização do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão, Avaliação e História em Enfermagem (GAHE), da Uefs. Com início às 19h, o evento terá palestra do professor doutor Dimitri Sales, com transmissão pelo canal no YouTube da Liga Acadêmica de Enfermagem Emergencista (LAcEEm).

O V Encontro de Mulheres Empreendedoras de Barreiras movimenta hoje o auditório do Ifba. Com início às 18h, o encontro terá a palestra ‘Liderança empresarial, empreendedorismo feminino e inovação’ ministrada pela empresária Carla Sarni. Realizado pelo Sebrae Regional Oeste, o evento faz parte da programação iniciada dia 08 de março na região, contemplando 15 municípios. Amanhã o encontro será em Carinhanha.

Em Santa Maria da Vitória o workshop ‘Empreendedorismo e Precificação’ reúne hoje e amanhã, artesãos e artistas da bacia do rio Corrente, com a artesã e empreendedora Marilúcia Cruz. O evento faz parte da programação da Feira Nascentes: Economia e Cultura na Bacia do Rio Corrente, que acontece entre 06 e 09 de abril com exposições, oficinas, sarau e apresentações musicais, na Praça do Jacaré, centro da cidade. 

O livro Memórias de Vida – Poesia e Prosa será lançado hoje, às 17h na sala de vídeo do Campus IX da Uneb, em Barreiras. Organizado pelos professores Fátima Leonor Sopran, Marilde Queiroz Guedes e Alan Brasileiro de Souza, é composto em sua maioria por trabalhos dos alunos do curso de Letras da instituição. 

Publicações relacionadas