Ciência na Rua debate o mal na política | A TARDE
Atarde > Colunistas > Tempo Presente

Ciência na Rua debate o mal na política

Publicado quinta-feira, 07 de outubro de 2021 às 06:01 h | Autor: Da Redação | [email protected]
João Carlos Salles, reitor da Ufba | Foto: Raul Spinassé | Ag A TARDE | 19.2.2020
João Carlos Salles, reitor da Ufba | Foto: Raul Spinassé | Ag A TARDE | 19.2.2020 -

O reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles, é um dos nomes confirmados para o debate com o tema “Marcas da maldade na política”, promovido pelo Instituto Ciência na Rua.

A videoconferência, programada para hoje, das 11 horas a meio-dia e meia, será transmitida em canal do youtube, acessível no endereço ciencianarua.net e no youtube do jornalista Bob Fernandes, integrando a série de seminários virtuais “Novos estudos para decifrar o Brasil contemporâneo”.

Autor de 14 livros, João Carlos Salles será acompanhado por Tessa Lacerda, da Universidade de São Paulo (USP), com as participações da diretora do Instituto Ciência na Rua, Mariluce Moura, e do criador do podcast Rádio Escafandro, Tomás Chiaverini.

– O objetivo é alcançar o maior número de não-especialistas, em uma linguagem acessível – afirma Mariluce Moura.

O tema será debatido levando em conta o contexto de enfrentamento da academia brasileira, diante dos ataques desferidos pelo governo federal, considerando não apenas os orçamentários, conforme está documentado no livro Universidade Pública e Democracia, lançado ano passado.

A questão da prática viciosa do mal, associado à política, tem despertado a atenção, devido ao efeito de destruição, conforme tem experimentado a sociedade brasileira, desde a expansão dos incêndios florestais ao número de quase 600 mil óbitos pela pandemia, entre outras demonstrações.

O privilégio da condenação, anterior ao julgamento, além da preferência pelo boato, representado pelos conteúdos falsos, em detrimento da busca pela verdade, e o método de difamar, caluniar e injuriar quem pensa divergente estão entre os indícios da propagação do mal no meio político.

“Essas pautas da

agroindústria, o marco

temporal... o André

Mendonça

[ex-advogado-geral da

União], uma vez

aprovado pelo Senado

[para a vaga no

Supremo], vai na

mesma linha”

Jair Bolsonaro, presidente, adiantando eventual voto sobre o marco temporal do indicado dele ao Supremo

Fotógrafo apóia a OSID

Reunindo mais de 400 imagens que retratam a arquitetura, a natureza, o cotidiano e as pessoas de várias partes do planeta, o livro Caminhos Infindáveis, do fotógrafo baiano Francisco Vieira, será lançado hoje das 17h às 21h, no Museu de Arte da Bahia (MAB), com toda a receita obtida com as vendas direcionada para as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). A publicação, editada pela P55 Edição, traz, em 432 páginas e 445 fotografias, a diversidade, as múltiplas manifestações religiosas e culturais dos povos, além da exuberância da natureza. A obra terá preço promocional no lançamento, e depois poderá ser adquirida na Loja Irmã Dulce (Avenida Dendezeiros do Bonfim, 161) e na loja virtual (irmadulce.org.br/loja), no site da editora P55.

SEC esclarece

Sobre a matéria relacionada à licença-prêmio convertida em pecúnia, publicada na edição de ontem, a Secretaria da Educação do Estado esclarece que há um equívoco na afirmativa: “Por não ter disponibilizado a licença-prêmio, direito adquirido dos funcionários públicos, durante o ano vigente, o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, optou por liberar pela primeira vez 7.800 vagas para professores que quisessem se inscrever para converter o benefício em dinheiro”. Na verdade, este direito ao servidor jamais foi negado. Esta concessão acontece todos os anos, em uma média anual de mil licenças-prêmios convertidas em pecúnia. Neste ano, por decisão do secretário Jerônimo Rodrigues, a SEC ampliou para mais de 7 mil as concessões, atendendo ao pedido dos professores que optaram por continuar em sala de aula e receber seus vencimentos em dobro.

Mulheres, mãos à máquina!

A primeira turma de 30 mulheres, capacitadas a operar tratores agrícolas e empilhadeiras, será formada para aproveitamento na lavoura de algodão, no município de Luís Eduardo Magalhães, entre os de maior crescimento no país, graças aos investimentos nos negócios agrícolas.

A iniciativa é da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), ao acolher as trabalhadoras no Centro de Treinamento, atendendo a sugestão de lideranças reunidas no projeto Mulheres Protagonistas, voltado para a qualificação profissional e o chamado “empoderamento feminino”.

O curso, realizado em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) e a organização Agrosul John Deere começou com uma palestra da vice-presidente da Abapa, Alessandra Zanotto, uma das entusiastas do projeto formador de mão de obra exclusiva de mulheres.

Publicações relacionadas