Professor de Feira é finalista de prêmio nacional | A TARDE
Atarde > Cultura

Professor de Feira é finalista de prêmio nacional

João Luiz Costa vai disputar premiação no dia 24 de abril, em São Paulo

Publicado sábado, 13 de abril de 2024 às 17:50 h | Autor: Da Redação Massa!
Pretitude em Foco consiste em ensaios fotográficos em que os próprios estudantes são os modelos
Pretitude em Foco consiste em ensaios fotográficos em que os próprios estudantes são os modelos -

O professor João Luiz Costa, carinhosamente chamado de 'Professor John' por seus alunos, é um dos finalistas do Prêmio Educador Transformador 2024, na categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA). Seu projeto inovador, "Pretitude em Foco", destaca-se entre mais de três mil iniciativas inscritas de todo o país.

Desenvolvido há três anos no Colégio Estadual de Tempo Integral Edith Machado Boaventura, em Feira de Santana, o "Pretitude em Foco" vai além das salas de aula. Através de ensaios fotográficos, o projeto incentiva o protagonismo dos alunos, que assumem os papéis de modelos, fotógrafos e maquiadores. Mais do que uma atividade artística, trata-se de uma ferramenta de empoderamento e valorização da identidade afro-brasileira.

As fotos capturadas pelos alunos já foram expostas em 15 escolas públicas da região, em shopping centers e eventos, além de fazerem parte do acervo da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC).

Para o Professor John, "cada pequena iniciativa e cada gesto de amor e dedicação são uma contribuição para um mundo melhor". Ele se diz "imensamente grato" a todos que o inspiraram e apoiaram ao longo de sua trajetória, reconhecendo que essa conquista é fruto de um trabalho colaborativo.

"Independentemente do resultado, já me sinto vencedor com todos os professores e estudantes participantes do Pretitude em Foco", afirma o educador. "Alcançarmos tal visibilidade para a EJA e para a educação baiana é um marco importante".

Reconhecimento do Governo da Bahia

O "Pretitude em Foco" foi contemplado pelos edital Professor Jorge Conceição (2022) e Makota Valdina (2024), ambas iniciativas do Governo do Estado da Bahia que visam premiar projetos escolares que valorizam a cultura afro-brasileira e indígena.

Sobre o Prêmio Educador Transformador

O Prêmio Educador Transformador visa destacar ideias inovadoras e transformadoras na educação, reconhecendo o trabalho de professores que contribuem para a formação integral dos alunos. Nesta edição, o prêmio recebeu 3.460 inscrições de todo o país. Os vencedores nacionais serão anunciados no dia 24 de abril, durante a Bett Brasil 2024, em São Paulo

Publicações relacionadas