ECONOMIA
Primeiro BYD "baiano" será em SKD, mas com previsão de produção local
Vice-presidente da marca, Alexandre Baldy, detalha planos para a produção em Camaçari
Por Da Redação
As atividades industriais na planta baiana da BYD, localizada em Camaçari, irão começar em sistema SKD, quando o carro vem parcialmente desmontado. A informação foi revelada pelo vice-presidente da marca, Alexandre Baldy, em entrevista para o economista Armando Avena, colunista de A TARDE.
O sistema SKD consiste em partes maiores que vêm de fora, a exemplo da carroceria, plataforma e rodas/pneus. No caso da BYD, esses elementos serão produzidos na China. E serão "conectadas" na linha de montagem.
A estratégia será aplicada enquanto a BYD prepara a ex-fábrica da Ford para a operação com os seus modelos. No entando, segundo Baldy, o período em SKD será e curto e a fábrica passará a produzir carros elétricos localmente assim que possível. A previsão de operação em Camaçari está para 2025.
O vice-presidente acrescentou que a chinesa vem utilizando terminais portuários da Bahia para desembarcar todo o maquinário necesário para o avanço da instalção da sua fábrica. Ele ainda destacou que a montadora tem interesse em usar o Terminal Portuário Miguel de Oliveira, chamado Porto da Ford, em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
VEJA TAMBÉM:
>>>Bolsonaro traçou estratégias para livrar filho de ‘rachadinha’; veja
>>>"Empobrece a democracia", diz Lula sobre ataque contra Trump
>>>Vice de Trump, senador já chamou ex-presidente de 'Hitler da América'
Montados em Camaçari
O cronograma não oficial da empresa prevê montagem de modelos como Song Pro, o sedã King e os elétricos Dolphin Mini e Dolphin, além da picape híbrida Shark, em 2025. O vice-presidente da marca ainda tem destacado o aporte da BYD na unidade instalada na Bahia.
“A BYD comprou essa planta industrial, que estava desativada, por quase 300 bilhões de reais e investe todos os meses centenas de milhões para que a gente possa ter uma fábrica produzindo carros aqui no Brasil”, disse Alexandre Baldy, em coletiva realizada em São Paulo (SP), na última semana.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes