Busca interna do iBahia
HOME > EDUCAÇÃO

CATEGORIA TIRINHAS

Aluna de Catu conquista Concurso Jovem Jornalista com tirinha sobre pertencimento

Inspirada no orgulho da sua terra, Isabella Oliveira brilha e consquista 1º lugar

Jair Mendonça Jr
Por
| Atualizada em
Estudante Isabella Oliveira (à dir.) ao lado da professora Geisiane Silva e do presidente do Grupo A TARDE, João Mello Leitão
Estudante Isabella Oliveira (à dir.) ao lado da professora Geisiane Silva e do presidente do Grupo A TARDE, João Mello Leitão - Foto: Uendel Galter | Ag. A TARDE

A tecnologia costuma apontar caminhos para os lugares mais distantes do planeta, mas para a estudante Isabella Oliveira Gonçalves Santos, a rota mais importante sempre leva de volta para casa.

Aluna da Escola Municipal Arlindo Ribeiro de Almeida, no município de Catu (BA), a jovem transformou o uso do cotidiano digital em uma reflexão poética sobre pertencimento e raízes.

Tudo sobre Educação em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Com a obra intitulada “Meu lugar tem endereço”, Isabella conquistou o 1º lugar na categoria Tirinhas (Ensino Fundamental I) do Concurso Cultural Jovem Jornalista 2026, iniciativa promovida pelo Programa A TARDE Educação.

O GPS que aponta para o próprio lar

A partir do tema norteador da edição deste ano — “De onde eu venho, escrevo: histórias e leituras do meu lugar no mundo” —, a estudante desenvolveu uma narrativa em quadrinhos que contrapõe o mundo moderno e hiperconectado à busca por sentido pessoal.

Na história, uma jovem consulta a navegação de um aplicativo de GPS no celular em busca do seu verdadeiro “lugar no mundo”. Para sua surpresa, a rota calculada pela tecnologia aponta diretamente para onde ela já se encontra: a sua própria cidade natal, Catu, na Bahia.

"O futuro não é um ponto distante no mapa, mas um caminho que começa no fortalecimento da nossa identidade, da nossa família, da nossa história e da nossa cultura local", reflete a obra idealizada por Isabella.

Leia Também:

CATEGORIA VIDEORREPORTAGEM

Estudante de 11 anos conquista 1º lugar no Concurso Jovem Jornalista
Estudante de 11 anos conquista 1º lugar no Concurso Jovem Jornalista imagem

CATEGORIA ARTIGO DE OPINIÃO

Filho de pais surdos vence Concurso Jovem Jornalista com artigo inspirador
Filho de pais surdos vence Concurso Jovem Jornalista com artigo inspirador imagem

CATEGORIA CRÔNICA

13 anos depois, mãe perde o medo, vence preconceitos e conquista 1º lugar em concurso de A TARDE
13 anos depois, mãe perde o medo, vence preconceitos e conquista 1º lugar em concurso de A TARDE imagem

A arte de valorizar as próprias raízes

Imagem ilustrativa da imagem Aluna de Catu conquista Concurso Jovem Jornalista com tirinha sobre pertencimento
Foto: Clara Pessoa | Ag. A TARDE

Sob a orientação atenta da professora Geisiane Silva Araújo, a aluna utilizou a linguagem leve e expressiva dos quadrinhos para transmitir uma mensagem profunda sobre o orgulho de pertencer.

O projeto serve como um verdadeiro convite para que outros jovens reconheçam o valor das próprias origens antes de projetar os passos em direção ao futuro.

Ao unir a linguagem visual e a força narrativa, a dupla de Catu garantiu o topo do pódio, levando para casa um iPhone 17 tanto para a estudante quanto para a professora orientadora.

O Concurso Cultural Jovem Jornalista (CCJJ) 2026 é uma realização do Programa A TARDE Educação, do Grupo A TARDE, e conta com o apoio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC/BA), da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e da Rio Energy. A iniciativa tem patrocínio da Acelen, do SESI, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e da Neoenergia Coelba.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

Concurso Jovem Jornalista

Relacionadas

Mais lidas