Busca interna do iBahia
HOME > EDUCAÇÃO

CATEGORIA ARTIGO DE OPINIÃO

Filho de pais surdos vence Concurso Jovem Jornalista com artigo inspirador

Inspirado na rotina com os pais surdos, jovem de Catu brilha em concurso de jornalismo na Bahia

Jair Mendonça Jr
Por
| Atualizada em
Kauan Teillon (à dir.) ao lado da professora Jeane Figueredo e do secretário de Educação da Bahia, Marcius Gomes
Kauan Teillon (à dir.) ao lado da professora Jeane Figueredo e do secretário de Educação da Bahia, Marcius Gomes - Foto: Uendel Galter | Ag. A TARDE

Aprender a se comunicar no mundo muitas vezes vai além das palavras faladas. Para o estudante Kauan Teillon de Jesus Santos, morador do município de Catu (BA), a linguagem do amor e do aprendizado começou na infância, folheando um livro de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para conseguir conversar com os próprios pais, ambos com deficiência auditiva.

Essa vivência profunda e emocionante foi a matéria-prima para o artigo de opinião intitulado “Filho do silêncio: a urgência de um Brasil sem barreiras”, que garantiu ao aluno do Colégio Estadual de Tempo Integral de Catu o destaque no Concurso Cultural Jovem Jornalista 2026, promovido pelo programa A TARDE Educação.

Tudo sobre Educação em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

"Filho do Silêncio": a inspiração que veio do berço

Ao receber o tema do concurso deste ano — “De onde eu venho, escrevo: histórias e leituras do meu lugar no mundo” —, Kauan não teve dúvidas de qual história precisava contar.

"Alguns meses atrás, decidi falar sobre minha família, que é portadora de deficiência auditiva. Eu quis trazer um pouco da minha história e do meu cotidiano. Desde pequeno, meus pais me ensinaram com um livro de Libras a me comunicar com eles, então cresci nessa realidade", revela o estudante.

Criado inicialmente com a avó e ao lado dos pais, Kauan assumiu desde cedo o papel de ponte entre a comunidade surda e o mundo ouvinte. Hoje, ao lado da irmã caçula de 7 anos, ele conduz uma vida tranquila em Catu, mas carrega na memória as marcas da intolerância.

Leia Também:

CATEGORIA CRÔNICA

13 anos depois, mãe perde o medo, vence preconceitos e conquista 1º lugar em concurso de A TARDE
13 anos depois, mãe perde o medo, vence preconceitos e conquista 1º lugar em concurso de A TARDE imagem

JOVEM JORNALISTA

Presidente do Grupo A TARDE diz que A TARDE Educação ajuda a mudar vidas
Presidente do Grupo A TARDE diz que A TARDE Educação ajuda a mudar vidas imagem

CCJJ

Marcius Gomes destaca educação como transformação no CCJJ
Marcius Gomes destaca educação como transformação no CCJJ imagem

A dor do preconceito e a luta por respeito

O artigo de Kauan não é apenas um relato pessoal; é um manifesto contra a discriminação que pessoas com deficiência enfrentam diariamente nas ruas e na internet.

"Me dói muito no coração ver pessoas zoando ou falando mal de quem não escuta. Eles não pediram para ser assim. Já presenciei muito essa situação no passado e é algo que machuca", desabafa o jovem, ressaltando a urgência de uma sociedade mais empática e acessível.

O sonho do Direito e a parceria na escola

A construção do texto exigiu meses de pesquisa, reescrita e dedicação. Sob a orientação da professora Jeane Rios Chian Figueredo, Kauan aprimorou a escrita argumentativa e superou as próprias dúvidas sobre o seu potencial.

"Eu não achava que estaria aqui hoje. Mas foram muitos meses de escrita e a orientação da professora Jeane me ajudou bastante", reconhece.

O exercício do artigo de opinião acabou alimentando um grande sonho de infância: cursar Direito e se tornar advogado. Para ele, o conhecimento das leis e o domínio da escrita são ferramentas ideais para defender os direitos de grupos que muitas vezes enfrentam barreiras para serem ouvidos e respeitados.

Uma dedicatória especial

Imagem ilustrativa da imagem Filho de pais surdos vence Concurso Jovem Jornalista com artigo inspirador
Foto: Clara Pessoa | Ag. A TARDE

"Eu dedico essa conquista aos meus pais. Esse trabalho foi uma história sobre eles, sobre mim e sobre o cotidiano da nossa vida."

Com a sensibilidade de quem transformou a vivência em força argumentativa, Kauan Teillon mostra que a inclusão e o respeito são os melhores caminhos para construir o futuro.

O Concurso Cultural Jovem Jornalista (CCJJ) 2026 é uma realização do Programa A TARDE Educação, do Grupo A TARDE, e conta com o apoio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC/BA), da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e da Rio Energy. A iniciativa tem patrocínio da Acelen, do SESI, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e da Neoenergia Coelba.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

Catu Concurso Jovem Jornalista

Relacionadas

Mais lidas