EDUCAÇÃO
Veja critérios para obter diploma do ensino médio com o Enem
Segundo o edital, os participantes deverão atender a critérios como idade e pontuação mínima
Por Redação

A edição de 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) voltará a permitir o uso da prova como forma de certificação de conclusão do ensino médio. A medida havia sido suspensa em 2017. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC), divulgou os critérios para a certificação por meio da prova.
Leia Também:
Segundo o edital, o participante deverá indicar a pretensão de utilizar os resultados para a certificação e atender os seguintes requisitos:
- Alcançar a pontuação mínima em cada área do conhecimento (igual ou maior a 450 pontos), conforme o padrão de desempenho básico definido pelo Inep;
- Alcançar pelo menos 500 pontos na redação;
- Ter, no mínimo, 18 anos completos na data da primeira prova de cada edição do exame.
Cumprindo esses requisitos, o participante poderá solicitar o certificado em uma das unidades dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia ou às instituições estaduais conveniadas, apresentando a documentação necessária.
As inscrições para o Enem 2025 seguem até 6 de junho. Os interessados devem se inscrever pela Página do Participante, site oficial do Enem. A taxa de inscrição é de R$ 85 e só será confirmada após o pagamento.
Na maior parte do país, o exame será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro. As cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, localizadas no Pará, vão realizar as provas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30).
Cronograma do Enem 2025
- Inscrições - de 26 de maio a 6 de junho
- Pagamento da taxa de inscrição - de 26 de maio a 11 de junho
- Solicitação de atendimento especializado - de 26 de maio a 6 de junho
- Resultado da solicitação de atendimento especializado - 13 de junho
- Recurso da solicitação de atendimento especializado - 16 a 20 de junho
- Resultado do recurso - 27 de junho
- Aplicação - 9 e 16 de novembro
- Aplicação em Belém, Ananindeua e Marituba - 30 de novembro e 7 de dezembro
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes