Busca interna do iBahia
HOME > ELEIÇÕES

ELEIÇÕES 2026

"Tropa do Flávio": canal no WhatsApp pode ser suspenso pelo TSE

Deputada federal reeleita, Érika Hilton (PSOL-SP), acionou Corte contra rede de transmissão

Yuri Abreu
Por
Flávio Bolsonaro
Flávio Bolsonaro - Foto: Divulgação | Campanha de Flávio Bolsonaro
Eleições 2026

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para pedir a suspensão do canal “Tropa do Flávio”, no WhatsApp, por falta de registro na Justiça Eleitoral.

O pedido utiliza o mesmo argumento que levou à suspensão inicial do canal “Exército do Lula”, voltado ao apoio à candidatura à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Tudo sobre Eleições em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Em publicação nas redes sociais na terça-feira, 13, Erika afirmou que o canal ligado à oposição é administrado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e utilizado para apoiar Flávio Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições.

Leia Também:

SEGUNDO TURNO

Lula confirma presença em 1° debate e desafia Flávio Bolsonaro
Lula confirma presença em 1° debate e desafia Flávio Bolsonaro imagem

PAUTA DO SENADO

Lula ironiza mudança no voto de Flávio sobre fim da escala 6x1
Lula ironiza mudança no voto de Flávio sobre fim da escala 6x1 imagem

POLÍTICA

TSE reconhece registro do canal “Exército do Lula”, que aguarda 48 horas para voltar
TSE reconhece registro do canal “Exército do Lula”, que aguarda 48 horas para voltar imagem

Deputada questiona tratamento dado aos canais

O presidente do TSE, ministro Nunes Marques, havia determinado a suspensão do canal “Exército do Lula”. A medida foi revista após a campanha de Lula registrar o canal na Justiça Eleitoral.

Para Erika Hilton, o mesmo entendimento deve ser aplicado à “Tropa do Flávio”, uma vez que os dois grupos são apresentados como canais de apoiadores, e não como canais oficiais das campanhas.

“Mas somente o canal de apoio a Lula e seus 4 milhões de membros estão sendo censurados pelas decisões do presidente do TSE”, afirmou a deputada.

Erika acusa canal de divulgar desinformação

A parlamentar também acusou o canal de apoio a Flávio Bolsonaro de compartilhar conteúdos falsos com finalidade eleitoral. Segundo ela, o grupo publicou imagens falsas de uma jovem durante um ato realizado no último domingo, 11, além de uma imagem gerada por inteligência artificial com conteúdo racista.

A imagem mencionada por Erika representaria uma mulher negra limpando o vidro de uma estação de metrô na avenida Paulista, em São Paulo.

As acusações foram apresentadas pela deputada ao questionar a permanência do canal no WhatsApp. O pedido de suspensão deverá ser analisado pela Justiça Eleitoral.

Canais foram criados em outubro

O canal “Tropa do Flávio” foi criado em 6 de outubro, um dia depois do lançamento do “Exército do Lula”. Segundo os números divulgados na terça-feira, 13, o grupo de apoio a Flávio Bolsonaro reunia cerca de 1,5 milhão de seguidores, enquanto o canal ligado a Lula havia alcançado 4,3 milhões.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

Erika Hilton Flávio Bolsonaro Lula Nunes Marques TSE

Relacionadas

Mais lidas