JUSTIÇA
Defesa de Deolane pede habeas corpus e alega: “Constrangimento ilegal”
Detenção configuraria violação direta a princípio constitucional, segundo defesa
A defesa de Deolane Bezerra entrou com o pedido de habeas corpus na tarde desta quarta-feira, 4. A influenciadora foi presa pela manhã, em Recife (PE), durante a Operação Integration, que tem como objetivo acabar com um esquema de lavagem de dinheiro e jogos ilegais.
De acordo com o advogado Benedito Silva Junior, a detenção configuraria violação direta a princípio constitucional, uma vez que “a manutenção da prisão preventiva, sem a devida fundamentação concreta, configura constrangimento ilegal, devendo ser concedida a liberdade à paciente”.
Leia mais:
>> Veja o que foi dito por Deolane Bezerra em depoimento à polícia
>> Deolane Bezerra escreve carta na prisão: "A mãe tá enjaulada"
>> Caso Deolane: Felipe Neto questiona influenciadores bilionários
Além disso, Benedito esclarece que não existe perigo na soltura da advogada e que, “quanto à garantia da ordem pública, não há elementos nos autos que indiquem que a liberdade de Deolane Bezerra Santos representaria um risco concreto e atual à sociedade”.
Ainda no documento apresentado pela defesa, a apreensão de bens de luxo e bloqueio de ativos financeiros já são medidas suficientes para resguardar o quesito da ordem econômica:
“Portanto, a decisão que decretou a prisão preventiva de Deolane Bezerra Santos carece de fundamentação adequada, o que configura nulidade e exige a imediata revogação da medida”, esclareceu.
Leia também:
>> Filho de Deolane posta mensagem após prisão da mãe
>> Veja o que se sabe até o momento sobre a prisão de Deolane Bezerra
>> Advogada do PCC? Deolane Bezerra já foi alvo da polícia antes
Segundo a coluna Paulo Cappelli, Deolane deve ser encaminhada para a Colônia Penal Feminina Bom Pastor, como informaram fontes da Polícia Civil de Pernambuco, uma das responsáveis pela operação. Neste momento, ela está no Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), em Afogados.
Caso o pedido não seja aceito há tempo, Deolane deixará o Depatri e precisará dividir cela com outras detentas. A influenciadora terá direito a três refeições e um banho de sol por dia. Uma pesquisa publicada em 2018 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) indicou que o Bom Pastor é uma das quatro unidades prisionais femininas do país tidas como modelo. Em 2014, a OAB visitou o presídio.
Assuntos relacionados
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro