Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EM ALTA!

Bahia vê chances de vaga na Libertadores dispararem no Brasileirão

Tricolor é um dos grandes favoritos para se classificar à competição continental

Por Lucas Vilas Boas

18/08/2025 - 18:47 h
Willian José, artilheiro do Bahia no Campeonato Brasileiro
Willian José, artilheiro do Bahia no Campeonato Brasileiro -

Se em 2024 o segundo turno do Campeonato Brasileiro iniciou com uma grande derradeira do Bahia, a primeira partida do Tricolor em 2025 deu indícios que o patamar mudou. Após vencer o Corinthians neste sábado, 16, o Esquadrão de Aço se consolidou no G-4 e viu suas chances de classificação à Copa Libertadores dispararem.

Neste fim de semana, o clube baiano abriu quatro pontos de vantagem em relação ao Botafogo, que perdeu para o Palmeiras e estacionou na quinta posição. A distância, contudo, pode diminuir a depender do duelo entre Mirassol e Cruzeiro nesta segunda-feira, 18, no 'Maião', em São Paulo, para encerrar a 20ª rodada.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Na quarta posição com 33 pontos em 18 jogos, o Bahia tem 76.4% de chances para se classificar pela segunda vez consecutiva à Libertadores. De acordo com os dados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), apenas os três primeiros colocados (Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro, respectivamente) estão na frente por uma vaga na competição internacional em 2026.

Se mantiver o mesmo aproveitamento de 61,11% até o fim do Campeonato, o Esquadrão de Aço terminaria o Brasileirão com 70 pontos conquistados e estaria 100% garantido na Libertadores. A probabilidade de título, inclusive, seriam de 54,7% — evidenciando a melhor campanha da história do clube baiano no Brasileirão de pontos corridos.

Leia Também:

O Bahia alcançou o feito após bater o Corinthians e, mesmo com jogos atrasados, superou o desempenho da temporada passada, conquistando 33 pontos após 20 rodadas. Em 2024, o Tricolor havia chegado com 32 pontos no mesmo recorte.

""Os triunfos têm um peso muito grande. Mesmo sem controle do jogo, como normalmente temos, principalmente na Fonte Nova. Mas vencer é sempre uma boa resposta. O torcedor cobra, mas nos incentiva. Hoje teve uma boa presença de torcedores do Bahia aqui. Jogamos sempre com 30, 35, 40 mil na Fonte Nova. Um torcedor que incentiva e cobra bastante, e a gente tenta entregar com triunfos. Mas nem sempre vai ser possível", disse o técnico Rogério Ceni em entrevista coletiva.

Em campo, o Esquadrão de Aço volta a campo para escrever sua história na Copa do Nordeste. Pela semifinal da competição, o clube baiano encara o Ceará, na próxima quarta-feira, 20, às 21h30, na Arena Fonte Nova.

No Campeonato Brasileiro, o Bahia enfrenta o Santos, no próximo domingo, 24, às 16h, em Salvador, pela 21ª rodada. O clube paulista demitiu o treinador Cleber Xavier neste domingo, 17, e não terá Neymar para encarar o Tricolor.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia campeonato brasileiro libertadores

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Willian José, artilheiro do Bahia no Campeonato Brasileiro
Play

Carille se irrita com jornalista após ser confundido com Carpini

Willian José, artilheiro do Bahia no Campeonato Brasileiro
Play

Assista lances de Kauê Furquim, a joia que o Bahia 'roubou' do Corinthians

Willian José, artilheiro do Bahia no Campeonato Brasileiro
Play

Vídeo: tiros interrompem jogo do Mundial Sub-20 de Polo Aquático em Salvador

Willian José, artilheiro do Bahia no Campeonato Brasileiro
Play

Salatiel: de carrasco a esperança do América-RN na Série D 2025

x