SÉRIE A
Empate no jogo do Vitória mantém o Bahia no G-4 do Brasileirão
Vitória segura o Botafogo no Rio de Janeiro e da uma 'força' ao Bahia no Campeonato Brasileiro
Por Téo Mazzoni

De certa forma, o torcedor do Bahia comemorou o resultado da partida do Vitória nesta quarta-feira, 16. No G-4 do Campeonato Brasileiro, o Esquadrão teve seu jogo adiado e não entrou em campo nesta rodada — devido ao confronto contra o América de Cali, pela Sul-Americana —, mas observou de perto algumas partidas do certame, dentre elas o duelo do maior rival, contra o Botafogo.
O Vitória viajou até o Rio de Janeiro para enfrentar o Botafogo, no segundo jogo desde a saída de Thiago Carpini, substituído pelo técnico Fábio Carille. Apesar da pressão adversária, o Leão da Barra conseguiu um ponto importante fora de casa, muito por conta da grande atuação do goleiro Lucas Arcanjo. Com o empate, o time rubro-negro chegou aos 12 pontos, ocupando a 17ª posição.

O resultado, porém, apesar de não tirar o Vitória da zona de rebaixamento, foi importante, tendo em vista que o Botafogo é o atual campeão brasileiro, retornou recentemente do Mundial de Clubes 2025 e disputa uma vaga no pelotão de cima da tabela — e é exatamente aqui que o Bahia entra.
Isso porque o Botafogo é um rival direto do Bahia na briga por uma vaga no G-4 da Série A do Brasileirão e, caso tivesse conseguido furar o bloqueio rubro-negro, teria empurrado a equipe comandada por Rogério Ceni para fora da zona de classificação direta para a Copa Libertadores, mesmo que os clubes somassem a mesma quantidade de pontos (24), já que o ‘Glorioso’ possui um saldo de gols superior ao do Esquadrão:
Veja
- Botafogo: 9 gols de saldo x Bahia: 4 gols de saldo.
Portanto, é possível afirmar que o Bahia contou com uma ‘ajudinha’ do maior rival, o Vitória, para permanecer na parte mais alta da tabela de classificação do Brasileirão.
Leia Também:
Palmeiras tropeça e também ajuda o Bahia
Além do empate entre Vitória e Botafogo, outro resultado da rodada foi bom para o Bahia: o empate entre Palmeiras e Mirassol. Com o resultado, o Verdão somou seu 23º ponto, ocupando a 5ª posição — a um ponto e uma posição do Esquadrão na tabela de classificação.
Bahia busca se manter no topo
Visando permanecer no G-4 do Campeonato Brasileiro após não atuar nesta rodada, o Bahia agora concentra suas atenções no duelo contra o Fortaleza, no Castelão, neste sábado, 19, às 16h, em partida válida pela 15ª rodada da competição.
O Tricolor de Aço pode aproveitar o momento conturbado do rival nordestino após a demissão do técnico Juan Pablo Vojvoda para voltar a vencer o Leão do Pici — como fez na semana passada, quando eliminou o adversário nas quartas de final da Copa do Nordeste.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes