Enderson fala sobre convencer torcida com "performance e resultados" | A TARDE
Atarde > Esportes > E.C.Bahia

Enderson fala sobre convencer torcida com "performance e resultados"

Técnico ainda destacou parceria com Eduardo Freeland e pontuou mudanças no estilo de jogo do Bahia

Publicado segunda-feira, 27 de junho de 2022 às 22:41 h | Atualizado em 28/06/2022, 00:11 | Autor: Filipe Ribeiro
Em coletiva, Enderson falou sobre o retorno ao Bahia após três anos
Em coletiva, Enderson falou sobre o retorno ao Bahia após três anos -

O técnico Enderson Moreira, novo comandante do Bahia, foi apresentado oficialmente na noite desta segunda-feira, 27, já depois de comandar o primeiro treino pela equipe nesta tarde. O treinador falou sobre o retorno ao clube, por onde passou entre 2018 e 2019, e a expectativa para fazer um "trabalho melhor" e ganhar a confiança do torcedor.

>>Leia mais notícias sobre o Bahia

"Na primeira passagem tivemos momentos muito bons e outros não tão bons. Antes tínhamos o objetivo de resgatar o clube à Série A, no final a gente conseguiu, e tiveram coisas que poderiam ser melhores. A expectativa agora é que a gente possa fazer um trabalho melhor, entregar uma performance boa além dos resultados, e que o torcedor se sinta representado dentro de campo", disse Enderson.

O técnico declarou que o objetivo principal do trabalho é devolver o Bahia à Série A. "Desafio enorme, de um clube gigante, que de alguma forma teve esse descenso, e agora tem a oportunidade de mudar o rumo, buscar outro caminho e eu estou aqui, juntamente com minha comissão técnica, em prol de buscar esse caminho e fazer com que o clube possa ter um crescimento, e acima de tudo fazer uma grande competição e voltar à Série A. É um clube que se consolidou nessa divisão nos últimos anos, foi expoente no campeonato brasileiro, no cenário nacional, e a gente quer que o Bahia possa retornar, e retornar bem, com convencimento e representatividade", apontou.

Sobre Marco Antônio, com quem trabalhou pelo Botafogo na campanha do título brasileiro da Série B em 2021, tendo ele como um seus principais atletas, o treinador tratou de reafirmar a versatilidade do jogador.

"Marco Antônio foi um jogador muito importante no Botafogo ano passado. Ele cresceu muito, amadureceu muito, principalmente nas questões de inteligência de jogo, capacidade de entender o que fazer em cada situação, e ele teve uma participação muito efetiva, tanto jogando pelo lado direito, como pelo esquerdo e centralizado também na meia. Um jogador que pode fazer essas três funções com qualidade", destacou.

Enderson também destacou a parceria com o diretor de futebol Eduardo Freeland para encurtar caminhos, outro com quem trabalhou no Botafogo em 2021.

"Eu tive o prazer e conhecer o Freeland ano passado. A gente tem uma coincidência grande de ideias, pensamos muita coisa parecida sobre o futebol. Isso é muito importante porque acaba encurtando muito o caminho, as discussões, e isso favorece para que a gente possa buscar nossos objetivos", declarou.

Colhendo alguns frutos do trabalho de Guto Ferreira, o comandante Tricolor disse acreditar que há como melhorar o time de maneira geral, principalmente com a mudança de filosofia e ofensividade.

"Acho que temos como melhorar tudo como equipe. Tenho maior respeito pelo Guto, não é a primeira vez que eu substituo ele, assim como ele me substituiu em outras ocasiões. Sei que onde o Guto passa já tem um trabalho desenvolvido, tem muitas coisas que pensamos parecido e outras diferentes. É tentar fazer com que a equipe cresça de uma maneira geral, tanto no aspecto ofensivo como no defensivo. É importante dar poucas oportunidades aos nossos adversários, e em casa, a gente saber criar situações para romper as linhas, buscar o resultado sem dar oportunidade aos adversários", apontou.

Enderson Moreira pode fazer sua estreia sob o comando do Bahia nesta terça-feira, 28, contra o Brusque, às 19h, no estádio Augusto Bauer, em confronto pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Até o momento, o nome do treinador ainda não apareceu no Boletim Informativo Diário (BID-CBF)

Confira outras respostas:

Mudança de postura 

"Naturalmente alguma coisa já vai ser diferente e muita coisa vai ser mantida. Estou no processo de conhecer bem os atletas e só conhecemos quando trabalhamos com eles no dia a dia. Vai ser uma coisa gradativa. Claro que não temos a expectativa de amanhã sair tudo da maneira que penso, mas também tenho a esperança que a gente já comece um processo de algumas situações, e que, principalmente, seja uma equipe que busque esse triunfo, que possa jogar com qualidade, inteligência, com bom nível de competitividade. Isso é fundamental para a gente ganhar cada vez mais confiança"

Performances ruins e falta de gols -

"É uma situação de últimos jogos, provavelmente. Precisamos buscar alternativas. As dificuldades vão começar a aparecer cada vez mais para as equipe que estão na frente, todo mundo começa a estudar muito o jogo, e é importante que a gente possa se preparar cada vez mais para essas dificuldades"

Conhecimento do elenco -

"Vi alguns jogos, conheço alguns atletas, já enfrente vários deles, vejo que é um elenco com grande potencial, e nosso objetivo principal é tirar o máximo deles, para que eles possam responder cada vez mais e da melhor forma possível"

Maneira de jogar com Guto -

"A questão de ser uma equipe protagonista é muito daquilo que eu acredito. Como falei, vamos enfrentar adversários que vão baixar linhas, que vão criar dificuldades e a gente precisa ter argumento para isso, criando boas situações e ao mesmo tempo estando bem atento a não proporcionar contra-ataques para essas equipes"

Tempo curto para treinar -

"É uma característica do futebol brasileiro, sempre um calendário muito apertado, não é novidade para ninguém. É importante que a gente possa saber lidar bem com os dados, com os recursos que temos. Nem sempre temos tempo de treinar tudo aquilo que gostaríamos, mas temos recursos para que o atleta possa executar da melhor forma possível dentro de campo. É fundamental esse entendimento para criar uma equipe competitiva"

Recado à torcida

"Acho que a gente só pode conquistar nosso torcedor à medida que temos bons resultados e boas atuações e representar bem o nosso torcedor dentro de campo. Essa energia passa para arquibancada e o torcedor do Bahia faz uma festa, tem uma energia maravilhosa. Isso contagia quem está dentro de campo. Nosso objetivo, sem dúvida, é trazer cada vez mais o nosso torcedor para o campo e que ele possa participar efetivamente do jogo, nos incentivando e nos apoiando. A gente precisa fazer por merecer, e vamos trabalhar muito para que isso aconteça".

Publicações relacionadas