Vitória chega à última rodada bem perto de conseguir a classificação | A TARDE
Atarde > Esportes > E.C.Vitória

Vitória chega à última rodada bem perto de conseguir a classificação

Leão viveu a 'jornada do herói' ao começar mal, mas dar a volta por cima na competição

Publicado terça-feira, 09 de agosto de 2022 às 05:45 h | Atualizado em 10/08/2022, 00:04 | Autor: Celso Lopez
Rafinha é o destaque 
 rubro-negro na Terceira Divisão
Rafinha é o destaque rubro-negro na Terceira Divisão -

O Vitória nunca esteve tão próximo de entrar na tão sonhada zona de classificação para a segunda fase da Série C. Na 10ª posição, a equipe tem agora os mesmos 26 pontos do Remo, oitavo colocado. Em ambiente distinto de algumas rodadas atrás, o último duelo da fase de grupos será contra o Brasil de Pelotas, 18º colocado, sábado, num Barradão certamente lotado. A confiança  passa pelo corpo do torcedor rubro-negro, mas chegar até esse cenário esteve longe de ser fácil.

Depois de observar um time sem sinais de evolução, as primeiras 11 rodadas da Terceira Divisão foram um balde de água fria na cabeça do torcedor. Enquanto o professor João Burse não havia chegado, quem dava respiros de esperança para a arquibancada era o atacante Rafinha, que também estreou com o campeonato em andamento. Contudo, antes disso, a atmosfera do clube demonstrava que se classificar era algo de filme, uma missão quase impossível.

Já na primeira rodada da Série C, a derrota veio para um concorrente direto ao G-8 atualmente, o Remo. No estádio Evandro Almeida, a equipe comandada pelo técnico Geninho saiu de lá com um  2 a 1 contra. Para a surpresa de ninguém, o treinador tinha seus dias contados e só esteve à frente do Vitória em mais uma partida, no revés contra o Floresta, em casa, mesmo com um jogador a mais na maior parte do duelo. Sem uma solução imediata, o auxiliar Ricardo Amadeu foi quem ‘ajudou’ o time contra o Ypiranga, fora de casa. O resultado não poderia ser diferente: em três rodadas, três derrotas.

No contexto de desespero, o técnico Fabiano Soares foi contratado. Em sua estreia, triunfo contra o Manaus no Barradão, e finalmente um motivo para sorrir. Será que a partir dali as coisas mudariam? Mas a empolgação não durou tanto. O empate com o Aparecidense e a derrota para o Botafogo-PB já assustaram o torcedor, que temia o segundo rebaixamento seguido e o primeiro para a Quarta Divisão nacional.

Ponto fora da curva

Foi difícil enxergar algo bom na campanha do Leão até a sexta rodada, mas um presente da instituição para os torcedores finalmente pôde estrear. No jogo contra o Confiança, em casa, o Vitória venceu por 3 a 0. Dois dos tentos foram marcados pelo mesmo jogador, Rafinha. Na rodada seguinte, contra o Campinense, resultado positivo fora de casa, 1 a 0, e a promessa de uma reação mais contundente no torneio, com destaque, novamente, para a atuação do atacante. O atleta que foi apresentado no dia 13 de maio, data em que o clube fez 123 anos de existência, devolveu a gentileza com bola na rede.

Tudo caminhava bem, até o sonho vermelho e preto ser interrompido novamente. Com o recorde de maior público da Série C até agora, a Fábrica de Craques lotou o Barradão para o confronto contra o Volta Redonda. Foram mais de 27 mil pagantes e quase 29 mil presentes para presenciar a recuperação do Nêgo na competição. Ao fim do dia, não tinha como sentir outra coisa além de decepção. 2 a 1 para a equipe do Rio e até expulsão no possível jogo de estreia do atleta Rodrigão. Duas rodadas depois, Fabiano Soares foi demitido do comando do Leão.

Essa história toda parece triste, mas  mudaria. Após a chegada do técnico João Burse, o Vitória disputou sete partidas, com quatro triunfos e três empates. Invicto, o treinador ostenta mais de 71% de aproveitamento.  O último passo está para ser dado e agora só falta o final feliz. 

Quem quiser estar nesse capítulo do Vitória, já pode garantir o ingresso pela internet.

Publicações relacionadas