FALA, PRESIDA
Fábio Mota agradece torcida do Vitória e promete ser mais "assertivo"
Presidente do Leão concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira, 10

Por João Grassi

O Campeonato Brasileiro acabou e foi com final feliz para a torcida do Vitória. Em uma temporada de muitas turbulências, o Leão da Barra conseguiu escapar do rebaixamento na 38ª e última rodada. Nesta quarta-feira, 10, o presidente Fábio Mota fez um balanço sobre 2025.
Em entrevista coletiva concedida na sala de imprensa do Barradão, o dirigente rubro-negro iniciou agradecendo pelo apoio da torcida, pediu desculpa pelos "erros" no planejamento e afirmou que será feita uma reavaliação para corrigir a rota em 2026.
"Obrigado para a torcida do Vitória, a melhor do Brasil e do mundo, por tudo que fez esse ano. Desculpa pelos erros cometidos por essa gestão, sempre foram no intuito de tentar acertar, mas tivemos erros que a gente promete melhorar a partir de 2026", iniciou o presidente.
Após anunciar a renovação do técnico Jair Ventura até o fim do ano que vem, Fábio Mota comentou sobre o que mudar pra o próximo Brasileirão. Em busca de ter uma campanha mais sólida, o Leão da Barra vai apostar na manutenção da "base" que se firmou dentro de campo na reta final da Série A.
O caminho natural era ter um investidor, então temos que lidar com o que temos.
"Nosso objetivo principal nesse exato momento é renovar com os atletas e com o treinador. Renovamos hoje [com Jair Ventura], em sequência é renovar com os atletas que, pela opinião do treinador e do departamento de futebol, seria bom ficarem", indicou o dirigente.
Leia Também:
Fábio Mota detalha sobre renovações e nova estratégia
Entre alguns atletas que se destacaram pelo Vitória com Jair Ventura, muitos estavam contratados por empréstimo. Fábio Mota citou as peças que assumiram a titularidade, mas também falou sobre o interesse do clube em seguir com Jamerson, que realizou uma cirurgia no tornozelo em junho e não pôde mais jogar desde então.
"Estamos conversando com Lucas Halter. Entre Botafogo e Vitória está resolvido, estamos conversando com o atleta. Estamos conversando com Baralhas. Baralhas e Vitória está bem adiantado, Vitória e Atlético-GO estão conversando. Thiago Couto ainda não deu porque o Sport está sem presidente. Erick estamos conversando com o São Paulo, não fizemos proposta oficial porque ainda não está no momento", detalhou.

"Estamos conversando com o Coritiba sobre Jamerson, bem adiantado. Conversamos com o Internacional sobre o Ramon. O objetivo principal agora, até o fim do ano, que nós estamos focando, é renovar o contrato desses atletas. Renovando o contrato desses atletas, nós temos a base do time que terminou em 2025", completou.
O presidente do Vitória também falou sobre mudar um pouco a estratégia para 2026, quando 29 jogadores foram contratados e muitos nem sequer seguiram no clube até o fim do ano. Mota falou sobre ser "mais assertivo" na escolha dos reforços.
"Sabemos que contratações são necessárias. A gente precisa, no primeiro momento, fazer a reposição de Raúl Cáceres e Willian Oliveira e estamos no mercado trabalhando para fazer isso", garantiu.
É evidente que a gente, com a base firmada, vai contratar até menos e tentar ser mais assertivo possível.
Adiantamento do Campeonato Brasileiro
Fábio Mota explicou como a antecipação do início do Brasileirão para janeiro vai ser um fator dificultador para o planejamento, não só do Vitória, mas de vários clubes brasileiros que vão enfrentar dificuldades financeiras.
“Janeiro e fevereiro são meses mortos financeiramente. Não entra um centavo de liga, de TV, nada. Vamos precisar muito do sócio. Se a gente chegar a 50 mil, já ajuda a sobreviver nesses dois meses”, clamou.
Apesar de ter lamentado este início de temporada com orçamento reduzido, Mota relembrou que o futebol não funciona como "receita de bolo". "Contratação nem sempre envolve só ter dinheiro. A gente vai ter que usar da criatividade que todo mundo usa", pontuou.
Reapresentação
Os atletas rubro-negros que tiveram menos minutagem em 2025 já se apresentam no CT Manoel Pontes Tanajura no dia 26 de dezembro. Os demais jogadores do elenco retornam aos trabalhos no dia 3 de janeiro e realizam a pré-temporada até o dia 14.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



