EM ALTA!
Tem vaga na Seleção? Luciano Juba é destaque entre os laterais-esquerdos no Brasil
Camisa 46 do Bahia surge como um dos principais nome da posição no futebol brasileiro
Por Téo Mazzoni

A convocação da Seleção Brasileira está muito próxima e, com ela, surge uma grande expectativa por parte da torcida do Bahia. Isso porque o meio-campista Jean Lucas compõe a pré-lista de convocados do treinador Carlo Ancelotti e, caso a convocação seja concretizada, marcará o retorno de um jogador do Esquadrão à rota do Brasil após 34 anos de ausência.
A ansiedade fica ainda mais evidente pelo fato de que o técnico italiano marcará presença na Arena Fonte Nova neste domingo, 24, para acompanhar o duelo entre Bahia e Santos, a fim de observar de perto não só o meio-campista tricolor, mas também o goleiro Brazão, do Peixe. Contudo, além dos atletas citados, Ancelotti também terá a oportunidade de analisar outros destaques, entre eles Luciano Juba.

O lateral-esquerdo é um dos principais nomes da equipe comandada pelo técnico Rogério Ceni e tem cada vez mais estado em evidência no cenário do futebol brasileiro. Na temporada, é o jogador com mais passes para gol no Bahia: são sete assistências até aqui. Mas não é apenas no âmbito do clube que defende que o jogador tem atraído os holofotes.
Isso porque, entre os principais laterais-esquerdos dos 20 times da Série A, Luciano Juba aparece como o segundo com mais participações em gols na temporada. Em 2025, o jogador foi diretamente responsável por 11 tentos do Bahia, somando sete assistências distribuídas e quatro gols marcados — todos anotados no Brasileirão, onde aparece como artilheiro do time na Série A ao lado de Michel Araújo.
Quando o assunto é participação em gols, o jogador do Bahia surge à frente de nomes como Piquerez, do Palmeiras, Bernabei, do Internacional, Alex Telles, do Botafogo, Guilherme Arana, do Atlético-MG, e Alex Sandro, do Flamengo — sendo que os últimos três, inclusive, contam com passagens pela Seleção Brasileira.
Levantamento feito pelo Portal A TARDE com os laterais-esquerdos titulares dos 20 clubes da Série A
- Mirassol: Reinaldo – 28 jogos / 8 G / 4 A / 12 participações
- Bahia: Luciano Juba – 44 jogos / 4 G / 7 A / 11 participações
- Vasco: Lucas Piton – 40 jogos / 1 G / 9 A / 10 participações
- Palmeiras: Piquerez (Uruguaio) – 38 jogos / 4 G / 4 A / 8 participações
- Botafogo: Alex Telles – 38 jogos / 3 G / 5 A / 8 participações
- Internacional: Bernabei (Argentino) – 35 jogos / 2 G / 5 A / 7 participações
- Corinthians: Matheus Bidu – 29 jogos / 4 G / 3 A / 7 participações
- São Paulo: Enzo Dias (Argentino) – 40 jogos / 1 G / 4 A / 5 participações
- Ceará: Matheus Bahia – 29 jogos / 0 G / 4 A / 4 participações
- Cruzeiro: Kaiki – 31 jogos / 0 G / 3 A / 3 participações
- Juventude: Marcelo Hermes – 7 jogos / 0 G / 2 A / 2 participações
- Red Bull Bragantino: Guilherme Lopes – 17 jogos / 1 G / 1 A / 2 participações
- Grêmio: Marlon – 17 jogos / 0 G / 2 A / 2 participações
- Fluminense: Renê – 26 jogos / 1 G / 0 A / 1 participação
- Atlético-MG: Guilherme Arana – 26 jogos / 0 G / 1 A / 1 participação
- Santos: Souza – 15 jogos / 0 G / 1 A / 1 participação
- Fortaleza: Diogo Barbosa – 24 jogos / 1 G / 0 A / 1 participação
- Sport: Igor Cariús – 29 jogos / 0 G / 0 A / 0 participações
- Flamengo: Alex Sandro – 26 jogos / 0 G / 0 A / 0 participações
- Vitória: Ramon – 14 jogos / 0 G / 0 A / 0 participações
Leia Também:
Ceni cita Juba como opção para Ancelotti na Seleção Brasileira
Devido ao grande momento vivido pelo lateral-esquerdo azul, vermelho e branco na temporada, Juba é constantemente citado pela torcida tricolor quando o assunto é Seleção Brasileira. Em virtude disso, e da presença do treinador Carlo Ancelotti no próximo jogo do Bahia, o técnico Rogério Ceni apontou o jogador como uma opção para o italiano no Brasil.
Nesta quarta-feira, 20, após o triunfo que garantiu a classificação do Bahia para a final da Copa do Nordeste, o comandante tricolor afirmou que Juba vive uma grande temporada e, por isso, merece ser mencionado na possível lista de convocados, além de citar outros companheiros do camisa 46.
“Tem Juba e Caio, que também vêm jogando muito bem. Everton não preciso falar, acho que já passou o momento. Viveu super bem a Seleção, mas hoje está mais velho. Temos vários jogadores que têm se destacado, como David Duarte, não necessariamente para a Seleção Brasileira. Juba talvez não seja o ideal apoiando, mas, construindo, sem dúvida passa a ser uma opção. Mas o treinador, que tem bem mais capacidade que eu, vai decidir”, comentou Rogério Ceni.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes