INTERNACIONAL
O próximo alvo: Trump avisa Cuba que o dinheiro acabou
Presidente dos EUA mandou aviso polêmico após prender Nicolás Maduro

Por Yuri Abreu

Após ter êxito na invasão à Venezuela que culminou com a prisão do ex-presidente do país, Nicolás Maduro, e fazer ameaças a Colômbia, México e Groenlândia, o presidente dos EUA, Donald Trump, elegeu Cuba como seu mais novo alvo de intimidações.
O alerta à ilha localizada no Caribe foi direto: "façam um acordo antes que seja tarde demais", escreveu ele na plataforma Truth Social.
O republicano disse ainda que o país "viveu, durante muitos anos, de grandes quantidades de petróleo e dinheiro da Venezuela", em troca de "serviços de segurança" para proteger Maduro e seu antecessor, Hugo Chávez.
Leia Também:
Trump relembra mortes de cubanos
"Mas isso acabou! A maioria desses cubanos morreu no ataque dos EUA da semana passada, e a Venezuela não precisa mais da proteção dos bandidos e chantagistas que a mantiveram refém por tantos anos", disse Trump.
A referência do presidente norte-americano foi sobre os 32 militares de Cuba que integravam a segurança de Maduro e acabaram mortos pelas forças norte-americanas na ação de 3 de janeiro.
"A Venezuela agora tem os Estados Unidos da América, o exército mais poderoso do mundo, para protegê-la, e nós a protegeremos. Não haverá mais petróleo ou dinheiro indo para Cuba? Zero. Sugiro fortemente que façam um acordo antes que seja tarde demais", acrescentou o presidente.
Groenlândia: a incrível história da ilha que Trump quer controlar
Equivalente a soma de estados como a Bahia e o Amazonas, a Groenlândia, território autônomo que pertence à Dinamarca, vinha passando despercebida pela maioria das pessoas até, recentemente, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, trazer à tona o desejo de controlar a ilha por, segundo ele, razões estratégicas.
A proposta do republicano reacendeu discussões sobre a história do território, relação com o país europeu e o interesse estratégico norte-americano na região.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



