Editorial - Prudência, vida e volante | A TARDE
Atarde > Opinião

Editorial - Prudência, vida e volante

Publicado quinta-feira, 21 de abril de 2022 às 06:06 h | Autor: Da Redação
Desafio da redução do número de acidentes nas ruas e estradas 
é lembrado nesta quinta, 
Dia Nacional da 
Paz no Trânsito
Desafio da redução do número de acidentes nas ruas e estradas é lembrado nesta quinta, Dia Nacional da Paz no Trânsito -

O desafio da redução do número de acidentes nas ruas e estradas é lembrado nesta quinta, 21 de abril, Dia Nacional da Paz no Trânsito, anunciando, uma vez mais, a proposta de conter o sofrimento de colisões e abalroamentos.

Enfrentam os empreendedores de tal campanha, o tope de algum dos 12 Trabalhos, uma vez consistir o sistema viário de aspectos necessariamente geradores de perigo, sem os quais não há tráfego.

Faixa dupla indicando a impossibilidade de ultrapassagem; placas de sinalização do limite de velocidade; fiscalizações eletrônicas, acostamentos, defensas, tudo precisaria estar em ordem.

Nem sempre se cumprem regras estabelecidas, além de as estradas precisarem de manutenção enquanto acessórios funcionam tantas vezes precariamente.

O motorista deve viajar sereno, trocando quaisquer aditivos por água, mas a pressa exigida para entrega de produtos e serviços pede ingestão de bebidas para despertar, chamadas “ligantes”.

A organização das vias, com consequente controle individual de cada veículo, produz ansiedade, sabendo-se dos limites de conservação, devido à carestia das peças substitutivas, além do combustível.

Diante deste contexto adverso, sob variadas perspectivas, o trabalho da Polícia Rodoviária Federal (PRF) se verifica na fiscalização em pontos de movimento, antecipando-se possíveis ocorrências.

Calculam os policiais um quantitativo 20% menor de sinistros no balanço da Operação Semana Santa, entre quinta, 14, e domingo, 17 de abril.

Os números, no entanto, indicam, submetidos à análise qualitativa, a inclinação evidente para os excessos verificados nos exames de alcoolemia em 83 condutores.

Em breve amostragem colhida em 10 mil quilômetros de rodovias federais, foram registradas perto de 4 mil infrações, resultando alta probabilidade de multiplicação se considerada toda a malha viária.

A prática da direção não permitiria escolhas senão às relacionadas à prudência, restando aos motoristas mais arrojados ou descuidados a irracionalidade de arriscar suas vidas e as de inocentes.

Publicações relacionadas