Editorial - Respeito ao eleitor | A TARDE
Atarde > Opinião

Editorial - Respeito ao eleitor

Independentemente das preferências de cada parlamentar, não se pode afrontar o gesto soberano do voto

Publicado quarta-feira, 17 de agosto de 2022 às 05:00 h | Autor: Da Redação
Assuntos de interesse da população deixam de ser discutidos e deliberados por 
conta de impensável clima de violência.
Assuntos de interesse da população deixam de ser discutidos e deliberados por conta de impensável clima de violência. -

Faltou bom senso e sobretudo respeito à Casa do Povo quando se registrou inaceitável clima de violência, na semana passada, durante votação em que vereadores de Salvador derrubaram veto da prefeitura ao projeto de lei que garantia aplicação do piso da remuneração dos agentes de saúde da primeira capital.

A perturbação provocada por tentativas de agressão à mesa diretora da Câmara Municipal tem agora grave desdobramento com o anúncio da suspensão, por questão de segurança, da sessão agendada para o dia de ontem.

Independentemente das preferências de cada parlamentar sobre a matéria, não se pode afrontar o gesto soberano do voto com ações que resultem no extremo de ser necessário suspender sessões legislativas,  em colisão frontal com toda uma trajetória quadricentenária de debates.

Nem mesmo caberia em regimes de exceção a atitude de tamanha arbitrariedade, porquanto assuntos de interesse da população deixam de ser discutidos e deliberados por conta de impensável clima de violência.

Reunido o número mínimo de 22 membros, os novos parâmetros para o cálculo do ordenado dos servidores causaram irritação ao líder do governo, vereador Paulo Magalhães Júnior (UB).

Caberia ao parlamentar acusado de promover a balbúrdia buscar recuperar o equilíbrio perdido, de acordo com documentos e vídeos colhidos à farta.

Restou ao presidente da Casa, Geraldo Júnior, agendar audiência com o secretário de Segurança Pública, Ricardo Mandarino, e a delegada geral de polícia, Heloísa Brito, a fim de oficializar o registro de ocorrência, além de pedir reforço de necessário contingente repressivo.

A nova data, para tratar do tema, está prevista para o dia 23, terça-feira, quando espera-se fazê-lo de acordo com o processo civilizatório, preservando o patrimônio e a integridade de parlamentares e cidadãos nas galerias.

Publicações relacionadas