Busca interna do iBahia
HOME > POLÍCIA

OPERAÇÃO PREMIUM MANDATUM

Dez são presos em operação contra tráfico, homicídios e lavagem de dinheiro na Bahia

Entre os alvos estão detentos suspeitos de continuar comandando atividades criminosas

Victoria Isabel
Por
Imagem ilustrativa da imagem Dez são presos em operação contra tráfico, homicídios e lavagem de dinheiro na Bahia
Foto: MP-BA

Dez pessoas foram presas nesta terça-feira, 1º, em Juazeiro, no norte da Bahia, durante a 5ª e 6ª fases da Operação Premium Mandatum. Entre os alvos estão detentos suspeitos de continuar comandando atividades criminosas de dentro do Conjunto Penal de Juazeiro (CPJ).

Segundo o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), oito prisões ocorreram por meio de mandados judiciais e outras duas foram realizadas em flagrante. Entre os presos que já estavam no sistema prisional, três foram incluídos no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) e transferidos para uma unidade de segurança máxima.

Tudo sobre Polícia em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

A operação investiga organizações criminosas suspeitas de envolvimento com tráfico de drogas, homicídios e lavagem de dinheiro, com atuação em Juazeiro, Senhor do Bonfim e outros municípios da região norte da Bahia.

As investigações apontaram que integrantes do grupo, mesmo presos, continuavam dando ordens para a prática de crimes a partir do Conjunto Penal de Juazeiro. Para isso, eles contariam com o auxílio de comparsas que permaneciam em liberdade.

Advogado também é investigado

As novas etapas da operação identificaram possíveis integrantes de uma organização criminosa com ramificações em Senhor do Bonfim. Entre os investigados está um advogado, cuja suposta participação no esquema é apurada.

Além das prisões, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, todos em Juazeiro. As ordens foram expedidas pela 1ª Vara Criminal de Senhor do Bonfim e pela 2ª Vara Criminal de Juazeiro.

A operação foi realizada pelo Gaeco Norte, em conjunto com a 3ª Promotoria de Justiça de Senhor do Bonfim e as 6ª e 7ª Promotorias de Justiça de Juazeiro.

Leia Também:

POLÍCIA

Pastor é preso suspeito de estuprar a própria neta antes de ir ao culto
Pastor é preso suspeito de estuprar a própria neta antes de ir ao culto imagem

OPERAÇÃO GIRATINA

Sargento e servidores públicos são presos em operação contra fraude de veículos
Sargento e servidores públicos são presos em operação contra fraude de veículos imagem

OPERAÇÃO GUARDIÕES DE FOGO

PF mira ex-PM suspeito de fraudar registro de CAC para obter arma em Salvador
PF mira ex-PM suspeito de fraudar registro de CAC para obter arma em Salvador imagem

Investigação mira celulares e movimentações financeiras

A Justiça também autorizou o afastamento do sigilo de dados telefônicos e telemáticos dos dispositivos eletrônicos que eventualmente forem apreendidos durante as diligências.

Com a medida, os investigadores poderão analisar redes de contato, comunicações e movimentações financeiras relacionadas aos suspeitos.

A ação contou com apoio da Polícia Militar da Bahia, por meio do Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN), Rondesp Norte, 73ª, 74ª, 75ª e 76ª CIPMs, além da CIPE Caatinga e da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

HOMICÍDIO lavagem de dinheiro tráfico

Relacionadas

Mais lidas