Busca interna do iBahia
HOME > POLÍCIA

DECISÃO JUDICIAL

Justiça decreta prisão preventiva dos dez integrantes da Bamor investigados por tortura

Entre os investigados estão o presidente e o vice-presidente da entidade

Leilane Teixeira
Por
Bamor, principal torcida organizada do Bahia
Bamor, principal torcida organizada do Bahia - Foto: Rafael Rodrigues | EC Bahia

A Justiça determinou a prisão preventiva dos dez integrantes da Bamor investigados por supostos casos de tortura dentro da sede da torcida organizada do Bahia, em Salvador. A decisão foi tomada após os suspeitos passarem por audiência de custódia.

Entre os investigados estão o presidente e o vice-presidente da entidade, integrantes da diretoria e um soldado da Polícia Militar. Com a decisão judicial, os dez permanecem presos preventivamente enquanto o caso segue sob investigação.

Tudo sobre Polícia em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Eles foram presos durante uma operação realizada na segunda-feira, 28, pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), com apoio das forças de segurança. Ao todo, foram cumpridos dez mandados de prisão e 15 de busca e apreensão.

Além das suspeitas de tortura, a investigação apura possíveis crimes de roubo, extorsão, ameaça e associação criminosa.

Quem foi preso?

Entre os dez investigados estão:

  • Matheus Pires Castro – presidente da Bamor;
  • Luciano da Silva Venâncio – vice-presidente;
  • Gabriel Pereira Silva, conhecido como Bolinha – diretor-geral;
  • Ricardo Henrique Almeida da Silva, conhecido como Kakaroto – diretor de marketing;
  • Ivã Cleiton de Jesus Santos – diretor de bateria;
  • Luiz Wagner da Silva Santana, conhecido como Waguinho – diretor de sede;
  • Daniel Sena Duarte, conhecido como Facada – diretor de sede;
  • Diego Allan Conceição Sacramento, conhecido como Pitombo – diretor de patrimônio;
  • Alan Rafael Regis Alves de Aquino – integrante;
  • Fernando Santana Esquivel – soldado da Polícia Militar e integrante da torcida.

Segundo o MP-BA, todos são investigados por possível participação nas agressões. A promotora Thelma Leal afirmou que os relatos das vítimas apontam diferentes níveis de participação dos investigados nos episódios.

Leia Também:

DESVIO EM AGÊNCIA

Idosa tem R$ 300 mil retirados de conta em banco e descobre empréstimo que não fez
Idosa tem R$ 300 mil retirados de conta em banco e descobre empréstimo que não fez imagem

CONDENADO

Homem de 72 anos é preso após condenação por estupro da enteada
Homem de 72 anos é preso após condenação por estupro da enteada imagem

POLÍCIA

Adolescente é apreendido após estuprar irmã com microcefalia
Adolescente é apreendido após estuprar irmã com microcefalia imagem

Investigação sobre tortura

Segundo o Ministério Público, pelo menos duas pessoas teriam sido submetidas a agressões físicas e psicológicas dentro da sede da Bamor, em julho deste ano. As vítimas teriam sido pressionadas a confessar supostas irregularidades financeiras.

De acordo com a investigação, as agressões teriam durado horas e incluído espancamentos, ameaças, sufocamento e simulação de afogamento. Objetos como tacos de beisebol e martelo também teriam sido utilizados durante os episódios.

Durante a operação, foram apreendidos dispositivos eletrônicos, documentos, armas, munições e objetos que podem ter relação com as agressões, conforme as informações divulgadas sobre a ação.

Sede da torcida foi fechada

A sede da Bamor foi fechada durante a operação. Segundo o Ministério Público, o imóvel teria sido utilizado para as agressões investigadas.

Apesar disso, a promotora Thelma Leal ressaltou que a Bamor, enquanto associação, não é investigada neste caso. Segundo ela, existe uma apuração distinta envolvendo a entidade no Ministério Público.

O MP-BA também informou que trabalha na elaboração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com medidas relacionadas à atuação da torcida.

Os dez investigados permanecem presos preventivamente após a decisão da Justiça, e o caso continua sob investigação.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

bamor justiça Polícia Salvador

Relacionadas

Mais lidas